Oficiais da CAT apresentam artigo científico no Senabom

1 de novembro de 2018 - 11:40 #

O coronel Luís Eduardo Soares Holanda e os capitães Marcos Aurélio da Silva Lima e Roberto Hugo Martins, da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do CBMCE, apresentam artigo científico sobre o programa de estágio promovido pela SSPDS dentro XVIII Seminário Nacional de Bombeiros, o Senabom, no dia 21 de novembro. O artigo tem como título AS RELAÇÕES DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ COM A ENGENHARIA E ARQUITETURA: O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CBMCE.

Por meio do programa de estágio promovido pela SSPDS, o CBMCE vem procurando estreitar laços com a comunidade acadêmica, em especial no tocante à Segurança Contra Incêndio. Com a defasagem diagnosticada nesse conteúdo nas disciplinas dos cursos de graduação em Arquitetura e Engenharia no Ceará, o CBMCE preparou um programa de estágio voltado para esses profissionais, que lhes permita uma imersão no cotidiano da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), envolvendo estudo de normas, análise de projetos de incêndio e vistoria de edificações.

O programa de estágio também vai ao encontro da Lei Federal nº 13.425, de 30 de março de 2017, conhecida como Lei Kiss, que busca levar o conteúdo de prevenção de incêndio para os currículos de Engenharia e Arquitetura. O CBMCE, desse modo, se antecipa, ao levar o assunto para aos graduandos, ajudando a formar profissionais conscientes do tema e mais aptos a projetar e executar sistema de segurança contra incêndio. O mercado de trabalho também já se mostra interessado no programa: já há estagiários egressos do programa contratados em empresas do setor.

Além disso, o programa de estágio também cumpre mais um papel social: os estagiários auxiliam edificações de interesse social na elaboração de projetos de incêndio. Tais edificações, como asilos, instituições de caridade e até prédios da administração pública, por vezes tem dificuldade na hora de contratar projetistas para se regularizar junto ao CBMCE. A cada semestre, as turmas de estagiários se ocupam de alguma edificação desse porte para elaborar o projeto de incêndio e ajudar na conformidade da edificação.

Senabom

O XVIII Seminário Nacional de Bombeiros acontece de 21 a 23 de novembro em Foz do Iguaçu (PR) e tem a finalidade de promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, salvamento, resgate e emergência.