CAT acompanha demonstração de material inovador para prevenção a incêndios

8 de junho de 2018 - 12:31 #

Oficiais, praças e estagiários da Coordenadoria de Atividades Técnicas do CBMCE acompanharam uma demonstração de novas tecnologias no campo de prevenção a incêndio nesta quarta-feira (6) no Quartel Central do CBMCE. A iniciativa foi uma parceria com a empresa Security Fire, representante nacional da companhia europeia FirePro.

O equipamento apresentado promove uma inundação rápida do espaço afetado pelas chamas por aerossol condensado, eliminando a necessidade de medidas hidráulicas de supressão das chamas, como os sprinklers.
“As principais vantagens são o fato de esse sistema garantir um ataque mais direcionado do que os chuveiros automáticos e de fazer isso sem gastar uma gota d’água, já que o agente extintor é uma massa sólida que, em contato com o calor, sublima, originando o aerossol que quebra a reação de combustão, eliminando o fogo”, explica o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, coordenador de atividades técnicas do CBMCE.
A tecnologia já é utilizada no ambiente industrial em várias partes do Brasil. A CAT, que se encontra em processo de reformulação das Normas Técnicas do CBMCE, planeja incorporar a a possibilidade de uso de sistemas modernos, como este, entre as medidas de segurança previstas pela norma estadual.