Grupamento de Socorro de Urgência completa 29 anos de serviço no atendimento pré-hospitalar no Ceará

30 de maio de 2018 - 12:23 # #

Em cerimônia realizada no auditório do Detran-CE na manhã desta quarta-feira (30), o Grupamento de Socorro de Urgência comemora seus 29 anos de história em clima de agradecimento a todos os que contribuíram ao longo dessa trajetória. Bombeiros militares e autoridades civis foram agraciados como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

O GSU é referência no atendimento pré-hospitalar, atendendo a ocorrências como traumas por queda, acidentes de trânsito, mal súbito, queimaduras, intoxicações, afogamentos, etc. Atualmente conta com 65 bombeiros militares e 6 viaturas.

Área que exige alto conhecimento técnico e constante capacitação, no último ano cerca de 450 bombeiros militares receberam treinamentos acerca do novo protocolo de RCP (ressuscitação cárdio pulmonar) e a utilização dos aparelhos DEA (desfibrilador externo automático), de forma que todas as unidades do CBMCE e ambulâncias dispõem deste equipamento e de pessoal treinado.

Ainda falando de equipamentos, foram entregues nesta semana 65 capacetes específicos para o serviço de socorro de urgência para todos os integrantes do GSU.

Foram formados também 43 novos socorristas através do Curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar (CESE-APH) e mais de 100 bombeiros militares concluíram uma versão mais básica do curso de especialização supracitado, o CMAPH (Curso de Manutenção em Atendimento Pré-Hospitalar), além da capacitação de integrantes da Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro. Atualmente, uma turma de 34 bombeiros está realizando o curso de Resgate, o que denota a busca constante pelo conhecimento e pelo treinamento por parte destes profissionais.

O diferencial do serviço realizado pelos bombeiros militares se dá no atendimento de vítimas de acidente de trânsito: além de realizar o atendimento pré-hospitalar, é feito, antes de tudo, a devida imobilização, remoção das ferragens da vítima através de equipamentos desencarceradores, e posterior transporte para unidade hospitalar.

Além disso, o Ceará faz parte do Conselho Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar, através do Comandante do GSU, o Ten Cel Albert, onde bombeiros de todo o Brasil debatem acerca de protocolos sobre o tema visando uma padronização e intercâmbio de ações exitosas para implantação nas unidades da federação.

Atualmente, a sede da unidade passa por grande reforma que visa ampliar a quantidade de vagas para as viaturas operacionais (tipo Resgate), além de melhorias na estrutura física das instalações como a troca de telhado, substituição de divisórias, pintura, etc.