Comandante recebe comenda após curso ministrado aos bombeiros de Pernambuco

10 de maio de 2018 - 11:40 # #

O coronel comandante-geral do CBMCE Heraldo Maia Pacheco recebeu nesta quarta-feira (9) pela manhã a machadinha Tomahawk, comenda simbólica, cravada em madeira de lei, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, por meio de seu Grupo de Busca e Salvamento.

A entrega foi feita no próprio gabinete do Comando pelas mãos do tenente-coronel Holdayne, comandante do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE, acompanhado do major Edir e do primeiro-tenente Cidreira, oficiais do NBS e instrutores do IV Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (CATS), ministrado na semana passada em Recife (PE).

O curso

Entre 2 e 5 de maio, uma equipe composta pelo major Edir, pelo tenente Cidreira e pelos soldados Leoniza, Nairo e Gutemberg esteve na capital pernambucana ministrando o CATS para militares do CBMPE. Após 40 horas-aulas, 28 bombeiros pernambucanos formaram-se abordadores técnicos a tentativas de suicídio.

Entre os alunos formados, oficiais superiores, intermediários, subalternos e praças que acompanharam 14 horas de aulas teóricas e 26 de aulas práticas, 22 das quais compostas por simulados em diferentes cenários de tentativa de suicídio, em que os alunos puderam colocar em ação os conhecimentos adquiridos, utilizando técnicas de diálogo para que as vítimas (tentantes) pudessem ser retiradas dos locais de ocorrência sem uso de contenção física.

Somadas todas as turmas, o CATS chegou nesta edição ao centésimo aluno formado.