11 de outubro de 2021 - 13:57 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra | Fotografia: B5 - Guarda-vidas da 1ªCSMar/BBS - Praia do Futuro

Atuação do Corpo de Bombeiros salva 18 vidas em praia de Fortaleza

Guarda-vidas (Gv’s) do Corpo de Bombeiros salvam 18 vidas de afogamento na Praia do Futuro

Atuação do Corpo de Bombeiros salva 18 vidas em praia de Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, evitou os afogamentos de 18 pessoas na Praia do Futuro, em Fortaleza, durante o sábado (9) e o domingo (10). A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.

No sábado (9), ocorreram quatro resgates e uma pessoa encontrada, uma Senhora de 65 anos, natural de São Paulo foi encontrada e entregue aos seus familiares sã e salva. Dos resgates, mãe, 42 anos de idade, e filho, 10 anos de idade, ambos de Minas Gerais foram resgatados por volta das 13h05 pelos guarda-vidas do Posto de Guarda-Vidas 02  (PGV 02), onde o subtenente Emanuel e o soldado Peixoto, além desse resgate duplo, realizou mais dois outros resgates.

Por volta das 11h20, uma Senhora de 50 anos de idade, natural de São Paulo e por volta das 13h40, um Senhor de 34 anos de idade, natural do Acre.

Atuação do Corpo de Bombeiros salva 18 vidas em praia de Fortaleza

Já no domingo (10), foram mais treze vidas salvas. O PGV 02 localizado nas proximidades da Barraca Santa Praia realizou entre 12h15 e 15h seis resgates, dos quais quatro eram turistas, sendo dois do Pará e dois de São Paulo e dois de Fortaleza, residentes no Conjunto Ceará e Parangaba. Os guarda-vidas que atuaram nos resgates foram o soldado Paulo Gurgel e soldado Fernandes.

Enquanto que o Posto de Guarda-vidas 11 (PGV-11), realizou sete resgates, sendo um de uma criança de 7 anos de idade, e os demais com idades entre 12 e 23 anos, todos de Fortaleza residentes dos bairros: Vicente Pinzon, Siqueira, Genibaú e Cidade 2000.

Atuaram nestas ocorrências os guarda-vidas do Posto de Guarda-Vidas 11, no Caça e Pesca, soldado Sancho, soldado Cláudio e soldado Castelo.

Além das vidas salvas, foram realizadas 269 prevenções no sábado (9) e 460 prevenções no domingo (10).

Sobre os Guarda-vidas (GV’s) da Praia do Futuro

O major Chailon Fonteles, oficial responsável pelo serviço dos Guarda-Vidas do CBMCE informou que “o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou guarda-vidas em 11 postos fixos, além de três quadriciclos, que são postos móveis, mais três viaturas 4×4 e duas motos aquáticas, com apoio de uma ambulâncias tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) para prevenção de praia neste sábado (11) e domingo (12).