11 de julho de 2021 - 19:51 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Guarda-Vidas dos Bombeiros evitam dezenove afogamentos e fiscalizam cumprimento de decreto. 19 pessoas por meio de 7 resgates foram salvas, além de 1.365 prevenções foram feitas pelos Guarda-vidas (GV’s) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), durante todo o final de semana, sábado e domingo (10 e 11). A área de atuação abrange a faixa de areia da Praia do Futuro, do Caça e Pesca e Praia da Leste-Oeste, em Fortaleza, bem como nas praias do Icaraí, do Cumbuco e da Barra do Cauípe, situadas em Caucaia, AIS 11 do Estado para evitar afogamentos e possíveis aglomerações.

Em Fortaleza, no sábado na Praia do Futuro ocorreram quatro resgates, sendo treze pessoas salvas, além de uma criança e uma idosa perdidas, ambas entregues aos respectivos familiares. Enquanto no domingo foram mais dois resgates com quatro pessoas salvas.

Em Caucaia, no domingo, os guarda-vidas do posto (PGV 07 – Lagoa do Cauípe, atuaram no resgate duplo de dois jovens, com idades de 21 e 35 anos, residentes no Bairro: Granja Portugal, por volta das 15h50.

Todas as vítimas orientadas e conscientes foram liberadas no local. Todos os resgates ocorreram antes do início do processo de afogamento, isso demonstra a eficiência dos nossos guarda-vidas em atuarem antes que as vítimas começassem a aspirar água.

Foram resgatados 12 turistas, sendo: 2 de Manaus, 2 do Piauí, 3 do Acre e 3 de São Paulo, além de 2 de Limoeiro do Norte/CE. De Fortaleza, 3 do Edson Queiroz, 1 do Dionísio Torres, 1 de Messejana e 2 de Granja Portugal. Das pessoas perdidas, 1 criança de Brasília/DF e a senhora do Bairro Farias Brito, em Fortaleza.

De acordo com o 1º Tenente Carlos Henrique Ehrich Vasques Ramos., “a 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou 48 guarda-vidas em 19 postos, além de 06 quadriciclos, 05 viaturas 4×4 e 03 motos aquáticas, com apoio de 2 ambulâncias tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, destacou o oficial de dia responsável pelo serviço dos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

quadriciclo em ronda com um Guarda-vidas (GV)