3ª Cia/4º BBM comemora 13 anos

5 de junho de 2019 - 10:04

A 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ª Cia/4º BBM), localizada na cidade de Aracati, promoveu uma solenidade militar na manhã dessa terça-feira (4), em comemoração pelo aniversário de 13 anos da unidade. O evento contou com a presença do coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE e do tenente-coronel Anderson Alves Viana, comandante dos bombeiros do interior.

Por ocasião do aniversário, foram agraciados o prefeito municipal de Aracati, Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia, e o reitor da Faculdade Vale do Jaguaribe, Antônio Henrique Dummar Antero, com a medalha Capacete Bombeiro Militar; o cabo Fernando da Costa Batista, o cabo Francisco Charles de Souza e o soldado Lucas Falcão de Menezes, com a barreta Bombeiro Padrão; a senhora Raimunda Lúcia Bezerra da Costa, o senhor Francisco José Costa do Nascimento, o senhor Francisco Antônio Pereira da Silva, o senhor Gevandro Nogueira da Costa e o senhor Francisco Pereira Barreto, com o Certificado Amigo do Bombeiro.

“Ressaltamos a alegria de todos os que fazemos esse Batalhão pela nova visão do Comando-Geral do CBMCE, que vem apoiando o interior sem medir esforços, com a finalidade de melhorar a operacionalidade dos serviços e motivar a tropa, bem como, elevar a autoestima de todos os bombeiros do interior”, ressaltou o major Roberto Giuliano Rocha, comandante da unidade.

“Importante sempre podermos participar de momentos como esse, em que podemos conversar com a tropa, recebendo demandas, sugestões e opiniões, bem como atualizando a tropa quanto a ações, investimentos e diretrizes da nova gestão”, declarou o comandante Holanda.

Histórico da Companhia

De acordo com o segundo-tenente Luciano Viana, historiador do CBMCE, em 27 de maio de 2006, a unidade começou a funcionar, sob o nome de Quartel 1º Sargento João de Deus Silva dos Santos, tendo como primeiro comandante o capitão Cícero Osvaldo Zacarias Pereira, com um efetivo de 15 bombeiros e com uma viatura ABSR 02.

Atualmente, pertence à AIS 18, onde atende aos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí, Itaiçaba e Fortim.

No ano de 2019, a unidade passou a chamar-se de 3ª Cia/4º BBM, tendo o efetivo aumentado para 32 homens. Até maio deste ano, atendeu 154 ocorrências, nas áreas de combate a incêndio e salvamento, e realizou 1446 vistorias a edificações.