Bombeiros Militares de Sobral apagam incêndio de van

18 de outubro de 2026 - 13:17 # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Major Francisco Eduardo Fideles Dutra

Bombeiros Militares de Sobral apagam incêndio de van

1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar | Sobral

Bombeiros Militares de Sobral apagam incêndio de van, em Guaraciaba do Norte/CE. A princípio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) combateu, na manhã deste domingo (18), um incêndio em uma van no município de Guaraciaba do Norte, na Área Integrada de Segurança 27 (AIS 27).

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou uma guarnição da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM), em Sobral, às 8h08. Em seguida, a equipe se deslocou até o local da ocorrência.

Ao chegar à área, os bombeiros identificaram uma van de cor cinza, com placa de Reriutaba, ainda com alta temperatura e intensa emissão de fumaça. Diante da situação, a guarnição iniciou imediatamente o combate o incêndio e, na sequência, realizou o rescaldo e o resfriamento do veículo. A operação consumiu cerca de 1.000 litros de água da Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS 16).

Segundo o proprietário, o incêndio começou no compartimento do motor. No entanto, antes que as chamas se propagassem, ele retirou todos os ocupantes do veículo em segurança. Ao todo, 18 passageiros estavam na van. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Após eliminar os riscos de reignição, a equipe concluiu a ocorrência sem registro de vítimas. Por fim, o proprietário informou que providenciaria a remoção do veículo por meio de reboque.

Balanço

Inicialmente, entre janeiro e setembro de 2026, o Corpo de Bombeiros do Ceará registrou 470 incêndios em veículos. Fortaleza concentrou 155 casos (32,9%), seguida por Sobral (33) e Caucaia (23). As guarnições mais acionadas foram a 3ª Companhia de Messejana (47 ocorrências, 10%) e a 1ª Companhia de Sobral (41, 8,7%).

O episódio em Fortaleza soma-se a outros recentes, como o incêndio em Juazeiro do Norte, reforçando a importância da resposta imediata das equipes e da manutenção preventiva nos veículos.

Prevenção

Primeiramente, para reduzir riscos, especialistas recomendam medidas contínuas e simples: Realizar manutenção periódica em mangueiras, cabos e conexões do motor. Inspecionar o sistema de combustível, observando cheiros de gasolina ou sinais de gotejamento. Revisar o sistema elétrico, evitando improvisos na fiação e instalando acessórios apenas com profissionais qualificados. Manter um extintor veicular válido e acessível. Evitar sobrecarga elétrica, transporte inadequado de combustível e acúmulo de materiais inflamáveis no interior do veículo.

Por fim, diante de fumaça, cheiro forte ou ruídos incomuns, o condutor deve desligar o veículo, afastar-se com segurança e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Ou seja, essas ações simples protegem vidas e preservam o patrimônio.

CBMCE 101 anos