CBMCE recebe equipe da CBCÃES após missão de buscas no Maranhão
30 de janeiro de 2026 - 16:21
O efetivo da Companhia de Busca com Cães (CBCÃES/BBS) que integrou a operação no Estado do Maranhão, em apoio às buscas por crianças desaparecidas, retornou ao Ceará e, após o cumprimento do período de descanso regulamentar, foi recepcionado pela cúpula do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O encontro ocorreu na sala do Comandante-Geral.
Na ocasião, o Comandante-Geral Adjunto, juntamente com o Diretor de Planejamento e Gestão, destacou o elevado nível de profissionalismo, comprometimento e espírito de missão demonstrados pelos militares da CBCÃES ao longo de toda a operação. As autoridades ressaltaram, ainda, a relevância do trabalho técnico especializado desenvolvido pelos binômios, mesmo diante de um cenário emocionalmente sensível e operacionalmente complexo.
O momento também foi marcado por uma homenagem ao 3º Sargento João, condutor da cadela Iara, que infelizmente veio a óbito durante o deslocamento da equipe para a cidade de Bacabal (MA). Em um gesto de profundo respeito e reconhecimento, foi apresentada ao militar a urna contendo as cinzas da bombeira de quatro patas, bem como entregue um quadro com a fotografia do binômio, simbolizando a forte ligação construída ao longo da trajetória operacional e o legado deixado pela cadela nas missões de busca e salvamento.

Durante sua fala, o Coronel Wagner ressaltou que a cadela Iara cumpriu sua missão até o último momento, sendo exemplo de dedicação, lealdade e serviço à sociedade. O Comandante reafirmou que o CBMCE reconhece e valoriza não apenas o esforço de seus militares, mas também o papel fundamental dos cães de busca nas operações de salvamento, destacando que a dor da perda é compartilhada por toda a Corporação.

Apesar do retorno da equipe cearense, as buscas pelas crianças desaparecidas seguem sendo realizadas na região, com o empenho das forças locais e demais órgãos envolvidos, mantendo viva a esperança por respostas às famílias.