Homenagem à promoção e reserva do TC QOABM Edinaldo Matias

14 de janeiro de 2026 - 20:04 # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

TC Matias Missão Cumprida

Tenente-Coronel Matias – 34 Anos de Vidas Alheias e Riquezas Salvar!

Em uma solenidade marcada pela emoção e pelo reconhecimento, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) despediu-se oficialmente do serviço ativo do Tenente-Coronel QOABM Ednaldo Matias da Costa. A cerimônia, que celebrou sua transferência para a reserva remunerada, reuniu altos oficiais, colegas e familiares para homenagear uma carreira pautada pela disciplina, profissionalismo, muita dedicação e principalmente lealdade à corporação.

A iniciativa, idealizada e conduzida pelo Comando da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (Comalp), seguiu seu rito protocolar, que reflete a reverência da instituição por seus membros. A mesa de honra foi composta por figuras notáveis como o Comandante Adjunto do CBMCE, CEL Wagner Alves Maia, do Diretor de Planejamento e Gestão Interna (DPGI), CEL Manoel Hélder de Miranda, do Comandante da Comalp, o CEL José Leandro Marinho, além do Comandante da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), o CEL Holdayne do Nascimento Pereira, simbolizando o respeito do alto comando pela trajetória do homenageado.

Sua trajetória e legado

O ponto alto da cerimônia foi a leitura do histórico de carreira do TC Matias, um momento que relembrou sua jornada multifacetada e de grande impacto no CBMCE. Sua atuação passou por áreas estratégicas como Busca e Salvamento, o Comando Ajunto da 3ª Companhia em Caucaia, da Gestão de Pessoal na folha de pagamento. Além da frente operacional, o TC Matias deixou um legado no campo acadêmico, atuando como professor de matemática na Escola de Formação de Bombeiros e como Comandante do Pelotão de Alunos Especiais. Sua última função foi como chefe do Almoxarifado Geral do CBMCE.

Reconhecimento

Como reconhecimento formal por décadas de serviço, TC Matias recebeu o “Certificado de Missão Cumprida”, uma honraria que materializa a gratidão da corporação. Em seu discurso, visivelmente emocionado, agradeceu o apoio de seus pares e familiares e refletiu sobre o legado construído.

O canto da “Canção do Soldado do Fogo”, um hino que ecoou o espírito de corpo e a nobreza da profissão, encerrou a solenidade formal, em seguida, ocorreu o tradicional “banho” do militar que se despede, um rito de passagem que simboliza o fim de um ciclo e o início de uma nova fase. Segundo o Cel Marinho, a iniciativa reafirmou valores essenciais para a vida militar, como honra, coragem e responsabilidade, celebrando, antes de tudo, não somente a carreira de um grande oficial, mas o exemplo que ele representa para as novas gerações de bombeiros militares.

O Batismo

O batismo é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Existem vários tipos de batismo, como o das Águas, do Espírito Santo, de Jesus, de Sangue. Contudo, neste caso específico, o nosso batismo que já é tradição, significa um rito de passagem, assim como, de modo simbólico, representam bênçãos de consagração, por mais uma etapa cumprida, boas vindas e proteção a este novo momento da carreira.

TC Edinaldo Matias

O batismo do tenente-coronel Edinaldo Matias ocorreu no pátio interno do quartel da Comalp, na Rua Chico Lemos, no Bairro Cidade dos Funcionários, sendo prestigiado por familiares, oficiais, praças, amigos e companheiros de trabalho, celebrando assim a sua passagem abençoada para a reserva remunerada.

O posto de tenente-coronel do quadro de oficial da administração (QOA)

O então Governador Camilo Santana, sancionou e publicou no Diário Oficial do Estado a Lei Nº18.011, que cria essa possibilidade do policial e bombeiro militar, indo na requerida chegar ao posto de Tenente-Coronel. No artigo 19 da lei deixa claro o proposito “Os Quadros de Oficiais de Administração – QOA, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar serão constituídos de Segundos Tenentes, Primeiros Tenentes, Capitães, Majores e Tenentes Coronéis.

Parágrafo único. O posto de Tenente Coronel QOA será reservado exclusivamente à promoção na modalidade requerida, na forma do art. 23 da Lei n.º 15.797, de 25 de maio de 2015” Assim como, está na lei é no paragrafo 11. A cada semestre será concedida 1 (uma) promoção na modalidade requerida aos postos de Tenente Coronel QOAPM e QOABM, em data e segundo procedimento e critérios previstos em decreto do Poder Executivo.

rodapé 100 anos