Aluna do CMCB conquista 3º lugar na 17ª edição do Prêmio SEFIN

4 de dezembro de 2025 - 15:09 # # # #

A estudante Tielly Lorrane, 7 anos, conquistou o 3º lugar na categoria desenho do 17º Prêmio SEFIN. Aluna do 2º ano do Ensino Fundamental I do Colégio dos Bombeiros, ela competiu com mais de 17 mil trabalhos de escolas públicas e privadas da capital.

17º Prêmio SEFIN premia estudante do Colégio dos Bombeiros em Fortaleza

O concurso abordou o tema “O papel dos tributos para uma Fortaleza inclusiva”. Desde 2009, a iniciativa promove educação fiscal e conscientiza crianças e adolescentes sobre a importância dos tributos. A cerimônia ocorreu na quarta-feira, 3 de dezembro, e reuniu alunos, professores, gestores e autoridades municipais.

Tielly recebeu o prêmio acompanhada da professora Maria Alice, responsável pela orientação do trabalho. “Recebemos o prêmio com grande satisfação”, afirmou a professora. “O ensino tributário desenvolve compreensão sobre tributos e sua função social. Mostra a importância deles para o funcionamento do Estado”, completou.

Segundo a Tielly Lorrane, “primeiramente, agradeço a Deus, aos meus pais, professores e colégio. Esse prêmio não é só meu mas também de meu colégio por estar representando ele”. “Além de ser uma experiencia muito ótima”.  “E olha já estou treinando para no próximo ano ganhar de novo o prêmio SEFIN”.

CMCB ´Prêmio SEFIN

Educação fiscal transforma cidadãos

A Secretaria Municipal das Finanças (SEFIN) organiza o prêmio anualmente. A princípio, uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) fortalece a iniciativa. A Célula de Educação Fiscal (Ceduf) coordena as ações pedagógicas. O prêmio estimula reflexão sobre cidadania fiscal. Propicia instrumentos de controle social dos recursos públicos.

Ou seja, abrange arrecadação e aplicação correta dos tributos. Como também quatro categorias compõem a premiação. Desenho à mão livre contempla alunos do 1º ao 4º ano. Paródia envolve estudantes do 5º ao 8º ano. Redação destina-se ao 9º ano e Ensino Médio. Iniciativa Pedagógica premia professores e gestores.

Tributos financiam inclusão

O tema de 2025 reforça o papel dos tributos na construção de uma cidade inclusiva. Arrecadação justa garante educação, saúde e infraestrutura. Aplicação transparente reduz desigualdades sociais. Além de Tielly, outros estudantes receberam premiação. Vencedores ganharam smartphones e tablets. Professores e gestores receberam valores em dinheiro, conforme edital.

Por fim, a cerimônia contou com autoridades municipais. Reafirmaram compromisso com educação fiscal. Destacaram formação de cidadãos conscientes sobre direitos e deveres tributários.

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)

Fonte: Assessoria de Comunicação do CMCB