Sete alunos do CMCB são aprovados na EPCAR 2025
28 de agosto de 2025 - 08:52
Sete alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) foram aprovados na prova escrita do concurso de admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) 2025. Com isso, os estudantes seguem para as etapas eliminatórias subsequentes do processo seletivo, que oferece 130 vagas em todo o país para ingresso na instituição que prepara candidatos para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Os aprovados foram os alunos do 1º ano José Armando de Sousa Neto, Gabriel Cavalcante de Oliveira, Franklin Tiago Souto Xavier e Antônio Caio Rocha dos Santos; do 2º ano, Douglas da Silva Braz; e do 9º ano, Icary Isabelle Braga Alves da Silva e Maria Fernanda Oliveira Barros.
A próxima fase do processo inclui inspeção de saúde, avaliação psicológica, Testes de Aptidão Física (TAF) e, quando aplicável, a etapa de Heteroidentificação. A previsão é de que os aprovados finais iniciem o curso em 10 de janeiro de 2026.
Os estudantes integram o Programa Prepara ITA Ceará, uma iniciativa da Secretaria da Educação Básica (SEDUC) desenvolvida no colégio. O programa oferece preparação para vestibulares de instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Escola Naval (EN). Para auxiliar na preparação, o CMCB disponibiliza transporte, estadia e orientação de militares com formação em educação física para os testes de aptidão.
Um ponto essencial dessa vitória é a parceria com o Grupo Farias Brito, que, por meio de convênio com o Governo do Estado, cede gratuitamente todo o material didático utilizado pelos alunos do CMCB. Essa integração entre escola pública, iniciativa privada e gestão estadual potencializa resultados e amplia horizontes para os jovens cearenses.
A EPCAR é uma instituição de ensino que forma jovens entre 14 e 18 anos para ingressar na Academia da Força Aérea (AFA). O curso tem duração de três anos, em regime de internato na cidade de Barbacena, Minas Gerais, e inclui disciplinas regulares e instruções militares. Os alunos recebem alimentação, alojamento, fardamento, assistência médica e bolsa-auxílio.