Corpo de Bombeiros conclui formação da primeira brigada de incêndio da Defensoria Pública do Ceará

25 de julho de 2025 - 15:16 # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros conclui formação da primeira brigada de incêndio da Defensoria Pública do Ceará

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará  CBMCE

Nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará concluiu o treinamento da primeira turma de brigadistas da Defensoria Pública do Estado. A princípio, a capacitação foi conduzida pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), unidade responsável por formar servidores preparados para agir em emergências dentro do ambiente de trabalho.

No início do curso, o Capitão BM Sérgio e o Tenente BM Haroldo ministraram aulas teóricas. Eles abordaram temas como prevenção de incêndios e primeiros socorros. Além disso, os instrutores explicaram como reconhecer riscos, agir com segurança e prestar atendimento em casos de mal súbito, até a chegada do socorro especializado.

Segundo o Tenente-Coronel George Girão, comandante do CTDH, “a formação busca difundir a cultura da prevenção e aumentar a capacidade de resposta imediata em emergências”. Conforme o Tenente-Coronel, “treinar servidores é essencial para reduzir danos e salvar vidas. A capacitação prepara os profissionais para agir de forma segura e eficiente”, enfatizou o comandante do CTDH.

Ainda assim, após as aulas teóricas, os alunos seguiram para o módulo prático, conduzido pelo Capitão BM Marcos Pereira, responsável pelas atividades de campo do curso. Durante as atividades, os brigadistas realizaram uma avaliação teórica. Em seguida, colocaram os conhecimentos em prática, utilizando mangueiras, esguichos e extintores de incêndio.

Como também, para enriquecer a formação, os participantes também vivenciaram um simulado de combate a incêndio, em ambiente controlado e com acompanhamento técnico dos bombeiros. Assim, o treinamento, segundo o Cel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Defensoria Pública, “representa um avanço significativo na proteção institucional”.

Do mesmo modo, o Coronel destacou que a brigada de incêndio tem papel vital na prevenção de sinistros, principalmente em órgãos com alto fluxo de atendimento ao público. Além disso, reforçou que os conhecimentos adquiridos podem ser decisivos em situações reais. “Esses treinamentos podem, literalmente, salvar vidas”, concluiu.

Com essa iniciativa, o Corpo de Bombeiros reafirma seu compromisso com a segurança preventiva, promovendo parcerias que fortalecem a cultura de proteção no serviço público cearense.

Vídeo institucional da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

rodapé 100 anos