Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso em Caucaia
21 de maio de 2025 - 14:49 #Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso em Caucaia
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
A princípio, na tarde desta terça-feira (20), uma mulher de 36 anos morreu afogada em um manancial de pequenas dimensões, na região da Lagoa do Banana, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). A ocorrência mobilizou o Salvamento 4 de Caucaia e a guarnição de Mergulho de Resgate do Corpo de Bombeiros. Acionados por volta das 17h15, os bombeiros militares de Caucaia, rapidamente chegaram ao local, conhecido como Ponte da Pirapora. O Salvamento 4 já iniciou as buscas com mergulhos em apneia, quando a equipe de Mergulho iniciou a busca subaquática.
Conforme o 1º tenente Samuel Nogueira, “com o uso do padrão de varredura em zig-zag, os mergulhadores localizaram o corpo da vítima em apenas quatro minutos. Ela estava submersa a aproximadamente três metros de profundidade”, relatou o comandante do mergulho. Em seguida, o esposo da vítima, que acompanhou as buscas, realizou o seu reconhecimento.
Neste sentido, após o resgate, a Polícia Militar assumiu a guarda do corpo até a chegada a Perícia Forense.
Além da equipe de Mergulho, participaram da ocorrência os militares do Salvamento 4 — sargento Denis, cabo Amanda e soldado Magno —, bem como os policiais militares — sargento Santiago, soldados da Rocha e Félix. Por fim, a guarnição de mergulho: 1º tenente Samuel, subtenente Daniel, sargento Victor e cabo Sthepson.
O incidente reforça a importância da atenção redobrada em áreas aquáticas e da presença de profissionais capacitados em situações de emergência.
Prevenção
75% dos óbitos por afogamento no Brasil ocorrem em rios, lagoas e represas, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). Mais de 80% dessas mortes estão ligadas a comportamentos de risco, como ignorar perigos, ultrapassar limites pessoais, consumo de álcool e falta de conhecimento para agir em emergências.
Para garantir que a alegria do verão não seja interrompida por tragédias, alguns alertas são essenciais: Álcool e água não combinam: “Mar não tira ressaca, tira a vida!”. Evite entrar na água após consumir bebidas alcoólicas. A embriaguez reduz reflexos e aumenta o risco de afogamento. Supervisão constante: Se estiver responsável por crianças, deixe o celular de lado. Um segundo de distração pode ser fatal. Mantenha os pequenos sempre ao alcance dos olhos e das mãos.
Selfies seguras: Evite fotos em locais perigosos, como pedras escorregadias, falésias instáveis ou píeres danificados. Um desequilíbrio pode levar a quedas graves. Conheça o ambiente: Em praias desconhecidas ou isoladas, informe-se sobre as condições do mar. Se não houver guarda-vidas, converse com moradores ou frequentadores experientes. Respeite as orientações locais: Aderir às placas de sinalização dos guarda-vidas. Placas de alerta, bandeiras e avisos sonoros existem para proteger você. Sempre esteja acompanhado: Evitar tomar banho sozinho, sempre esteja acompanhado, é mais seguro!