Corpo de Bombeiros apaga incêndio de monturo e reciclagem em Juazeiro do Norte

9 de setembro de 2024 - 08:58 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

5º Batalhão de Bombeiros Militar

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de monturo em Juazeiro do Norte. A princípio, um incêndio atingiu um galpão na avenida Castelo Branco, Juazeiro do Norte, neste domingo.

Consequentemente, os bombeiros militares combateram as chamas por seis horas ininterruptas, das 10h às 16h. Ademais, o fogo se espalhou para uma casa vizinha, exigindo reforços de Juazeiro do Norte e Crato.

Assim, o combate e o rescaldo consumiram cerca de 40 mil litros de água para controlar o incêndio. Felizmente, nenhuma pessoa se feriu durante o incidente na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Entretanto, bombeiros resgataram cinco cachorros do local, um deste sofreu queimaduras e recebeu socorro dos populares.

Segundo populares o incêndio iniciou em vegetação e atingiu o depósito de reciclagem.

Mas afinal, o que é um incêndio em monturo?

Um incêndio em monturo é um termo usado para descrever um incêndio que ocorre em um monte de lixo ou entulho acumulado em um determinado local. O monturo é geralmente formado por resíduos sólidos descartados de forma inadequada, como restos de construção, materiais descartados incorretamente ou resíduos urbanos não coletados. Ou seja, o incêndio em monturo significa lixo acumulado com fogo.

Observem as dicas abaixo. Seguindo-as, será possível evitar ocorrências desse tipo

1. Não queime lixo ou resíduos a céu aberto: Evite queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. O fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.

2. Esteja atento ao descarte correto de pontas de cigarro: Certifique-se de apagar completamente as pontas de cigarro antes de descartá-las. Nunca jogue as pontas em vegetação ou locais secos, pois podem causar incêndios.

3. Mantenha a vegetação próxima às residências limpa e organizada: Realize a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.

4. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em caso de focos de incêndio: Se avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores.

Por fim, a conscientização e ação responsável da população podem reverter essa tendência.

rodapé