CBMCE certifica mais uma turma de Kitesurf Guarda-Vidas

23 de agosto de 2024 - 13:32 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE certifica mais uma turma de Kitesurf Guarda-Vidas

Kitesurf Guarda-Vidas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE), por meio de bombeiros militares integrantes do projeto “Kitesurf Guarda-Vidas”, realizou a entrega dos certificados para os concludentes do projeto. A ação ocorreu na quarta-feira (21), na Vila dos Pescadores, localizada no Cumbuco, município de Caucaia. A turma foi a primeira formada no ano de 2024, considerando o início da “temporada dos ventos”, que se estende até o final do mês de dezembro.

Assim, o Projeto Kitesurf Guarda-vidas existe desde o ano de 2013, e já conta com mais de 450 kitesurfistas formados. O trabalho tem fundamental importância, não só pela prática da atividade física, mas principalmente pelas ações de prevenção e resgate de afogados. O projeto atua no treinamento dos instrutores e praticantes, com noções de salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, análise de segurança e técnicas de resgate com kite.

Segundo o tenente-coronel Gledson Rodrigues, atual coordenador do projeto, comentou sobre a formação da nova turma. “Infelizmente, alguns acidentes continuam acontecendo, mas à medida que formamos novas turmas, despertamos a consciência preventiva por parte dos instrutores e alunos. É uma iniciativa que engloba várias vertentes e que tem grande importância para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Como o nosso estado é um dos principais destinos dos kitesurfistas, o Kitesurf Guarda-Vidas tem uma importância gigantesca para os praticantes da modalidade. Principalmente se tratando da prevenção de afogamentos em nossas praias e lagoas”, ressaltou o coordenador.

rodapé