Corpo de Bombeiros inicia treinamento de brigadistas para a ARCE
5 de agosto de 2024 - 17:35 #Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) #Corpo de Bombeiros inicia treinamento de brigadistas para a ARCE
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano
A princíoio, nesta segunda-feira, 05 de agosto de 2024, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros do Ceará deu início a mais uma turma de brigadistas. Assim, o treinamento é destinado aos servidores da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE).
Ministrado pelos Capitães Sérgio e Marcos, com o auxílio dos monitores Subtenente Ximenes e Subtenente Adriano, o curso conta com 16 horas/aula teóricas e 4 horas de atividades práticas. Portanto, o objetivo é capacitar os participantes para atuarem na prevenção e combate a incêndios em suas instalações.
Durante a aula prática, o Comandante do CTDH, Tenente-Coronel George Girão, fez questão de acompanhar pessoalmente o treinamento. Assim, ele observou o envolvimento e o interesse dos alunos em aprender o manuseio dos sistemas de prevenção predial e dos diferentes tipos de extintores.
Além disso, o tenente-coronel Girão destacou que a experiência mais desafiadora para os servidores da ARCE, em sua maioria atuantes em funções administrativas, foi a simulação de uma situação real de combate a princípio de incêndio na casa de fumaça. Dessa forma, essa atividade permitiu que os participantes vivenciassem na prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas.
Vale ressaltar que o treinamento segue as exigências estabelecidas pela Portaria 066/2004-CBMCe, atualizada em 2007. Portanto, essa portaria define as condições mínimas para a formação, treinamento e certificação das brigadas de incêndio que atuam nas edificações.
Em resumo, com iniciativas como essa, o Corpo de Bombeiros reforça seu compromisso em promover a segurança e a capacitação da população para o enfrentamento de situações de emergência.
Por fim, a parceria com a ARCE demonstra a importância da disseminação do conhecimento e das boas práticas de prevenção e combate a incêndios em diferentes setores da sociedade.