Prevenção – Brincadeiras na água, cuidados com às crianças
18 de julho de 2024 - 16:32 #Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) #cuidados com às crianças #Prevenção - Brincadeiras na água
Governo do Estado do Ceará | Secretaria da Saúde e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Batalhão de Busca e Salvamento
Brincadeiras na água
Se o lazer envolver piscinas, açudes, lagos ou lagoas, a atenção deve ser redobrada. A médica pediatra do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, Aline Ibiapina Cunha, chama a atenção para a exposição solar. “Para se proteger, é preciso evitar as praias e balneários em horários entre 10 horas e 16 horas. O uso de roupas de mangas longas ou com filtro solar e chapéus ajuda a bloquear os raios solares”, diz. Também é necessário não esquecer do filtro solar, que deve ser reaplicado de duas em duas horas, ou até em menor período, caso a criança transpire muito ou se exponha mais à água.
Mesmo que a criança saiba nadar, é importante que a brincadeira seja monitorada. No caso das piscinas, os pequenos devem tomar banho em áreas adequadas conforme idade e altura. De acordo com o major Chailon Rodrigues Fonteles do Corpo de Bombeiros Miliar do Ceará (CBMCE), o ideal é procurar informações sobre o local, profundidade e correnteza. Pais ou responsáveis devem observar crianças de perto, não permitindo que entrem sozinhas na água, principalmente em locais com correnteza.

Corpo de Bombeiros do Ceará alerta para cuidados nas praias
O major Chailon Fonteles, comandante adjunto do Batalhão de Busca e Salvamento, orienta que as famílias procurem tomar banho próximo a postos de salvamento. Outra dica é evitar adentrar ou mergulhar quando a água estiver acima da cintura. “Água no umbigo, sinal de perigo. Contudo, no caso de crianças a maior prevenção é estar junto delas no banho, ou seja, nunca devem estar sozinhas ou distante dos pais ou responsáveis, tanto em piscinas, praias, balneários, lagoas ou rios”, diz.