Bombeiros Militares de Baturité comemoram 18 anos de bons serviços prestados em Baturité

7 de junho de 2024 - 15:53 # #

Bombeiros Militares de Baturité comemoram 18 anos de bons serviços prestados em Baturité

3ª Companhia do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal comemora 18 anos de bons serviços prestados em Baturité

Na manhã desta quinta-feira, (6), por volta das 10 horas, os Bombeiros Militares de Baturité da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal, realizaram uma cerimônia alusiva ao seu aniversário de 18 anos, no auditório da EEEP Clementino Olintho Távora Arruda, localizada na CE — 356, km 05 — Sanharão, Baturité/Ce.

A solenidade contou com a presença do Comandante Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Wagner Alves Maia, do Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI) e do tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, que prestigiaram a homenagem. Além do anfitrião, o comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal, o capitão Natan Bezerra Nobre.

Comendas

É uma prática comum da corporação reunir o efetivo das unidades a cada ano para celebrar o aniversário de suas seções, oportunidade em que é prestado o devido reconhecimento a todos os que contribuíram e se destacaram por nobres ações. Desta forma, foram homenageados: Os soldados Taillony Barbosa Lourenço, Francisco Alisson Campos e Neury Freire David receberam a condecoração Bombeiro Padrão.

Nessa oportunidade, o comando do CBMCE também prestigia a corporação coirmã, PMCE, a qual é representada pelo seguinte militar: O capitão QOPM José Everardo Bezerra de Oliveira Júnior, que recebeu a condecoração Machadinha Simbólica.

Aproveitando esse momento festivo, o comando do CBMCE e o comando de Baturité resolvem homenagear cidadãos, que de alguma maneira colaboraram para o cumprimento da missão. Diante disto, foram homenageados: O Diretor desta escola, o professor Francisco Wagner da Costa Germano e os empresários José Walter Alves de Lima e Francisco Alessandro Araújo Queiroz, todos receberam o certificado Amigo do Bombeiro.

Histórico

Primeiramente, a Unidade de Segurança Integrada (USI) instalou a 5ª Companhia do 4º Batalhão, que iniciou suas atividades, em 02 de junho de 2006.

Como também, seu primeiro comandante foi o Capitão QO BM Francisco Mauro dos Santos Oliveira e um efetivo de dez bombeiros militares, juntamente com uma viatura do tipo ambulância para o atendimento de ocorrências de salvamento e emergência pré-hospitalar. Atualmente, conta com três viaturas (AP-139, ABT-40 e AS-60) para fiscalizações de edificações, combate a incêndios e busca e salvamentos.

Ainda assim, a 5ªCia|4ºBBM conta com um efetivo total de 26 bombeiros militares, 03 funcionários civis, 01 terceirizado e 02 cedidos pela prefeitura de Baturité. Desde janeiro de 2022, o Capitão QOABM Natan Bezerra Nobre recebeu o comando do TC QO BM Deime Johnson Apolônio Braga.

Em síntese, no dia 10 de março de 2023, a 5ªCIA/4ºBBM se transferiu para a cidade de Baturité, se instalando em um prédio cedido e reformado pela prefeitura do município.

Por fim, a 5ªCia|4ºBBM é responsável pelo atendimento das ocorrências em todos os 13 municípios que abrangem o Maciço de Baturité. Contudo, em 2024, a outrora 5ªCia|4ºBBM foi renomeada como 3ª Companhia do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal.

rodapé