Incêndio em residência de Fortaleza mobiliza Corpo de Bombeiros
25 de maio de 2024 - 08:58 #Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) #Incêndio em residência de Fortaleza mobiliza Corpo de Bombeiros
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Proprietário e cadela são resgatados ilesos; especialistas alertam sobre a importância da prevenção de incêndios causados por problemas elétricos
A princípio, nesta madrugada de sábado, 25 de maio, por volta das 0h56, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada na Rua Chico Lemos, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). Além disso, de acordo com informações preliminares, um casal e duas mulheres estavam no interior da casa no momento do incidente.
Nesse contexto, equipes do CBMCE, compostas pela ABT33, ABTS04, AT12, Resgate 46 e coordenadas pelo Capitão Danúbio, foram prontamente deslocadas para o local. Ao chegarem, os bombeiros constataram que a estrutura da residência estava comprometida e orientaram os moradores a não entrarem no imóvel.
Durante a operação de combate ao incêndio, se utilizou cerca de 16 mil litros de água para o combate e o rescaldo. Ademais, o proprietário e sua cadela, que estavam presos no quarto dos fundos da residência, foram resgatados pelos bombeiros militares sem ferimentos.
Ainda não há informações precisas sobre a causa do incêndio, mas a esposa do proprietário relatou ter visto uma chama na sala. Além disso, o fogo causou danos significativos na estrutura e nos bens da família, atingindo o alpendre, a coberta, cozinha, despensa, salas de jantar, estar e estudos, além de eletrodomésticos, móveis e objetos pessoais.
Prevenção
Diante desse caso, especialistas em segurança ressaltam a importância da prevenção de incêndios em residências, com atenção especial às instalações elétricas. A seguir, confira algumas dicas para evitar esse tipo de acidente:
1. Em primeiro lugar, faça manutenções periódicas nas instalações elétricas por um profissional qualificado;
2. Além disso, evite sobrecarregar as tomadas com o uso de “benjamins” ou adaptadores;
3. Não utilize aparelhos elétricos com fios descascados ou danificados;
4. Desligue os aparelhos elétricos quando não estiverem em uso e retire-os da tomada em caso de tempestades com raios;
5. Mantenha produtos inflamáveis longe de fontes de calor e de equipamentos elétricos;
6. Instale detectores de fumaça e mantenha extintores de incêndio em locais de fácil acesso;
7. Por fim, crie um plano de evacuação e realize simulados com a família periodicamente.
Em suma, lembre-se: a prevenção é a melhor forma de evitar tragédias. Portanto, fique atento aos riscos e adote medidas de segurança em sua residência. Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.