Corpo de Bombeiros participa da 8ª edição da Festa Anual das Árvores

3 de abril de 2024 - 21:57 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros participa da 8ª edição da Festa Anual das Árvores

1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal | 1ºBCIF

Quartel de Quixadá

Na manhã desta quarta-feira (03), por volta das 10:h, a Primeira Companhia do Primeiro Batalhão de Combate à Incêndio Florestal – Quixadá, Área de Segurança Integrada 20 (AIS-20), recebeu a visita de profissionais da Autarquia Municipal de Meio Ambiente – AMMA – Quixadá (Superintende Mara Lopes ) e da Unidade de Conservação Monumento Natural: Os Monólitos de Quixadá – SEMA (Gestor da unidade – Alexandre PInheiro de Alcântara).

O objetivo da visita foi o plantio de mudas nativas do semiárido nordestino destinado a arborização nesta Unidade dos Bombeiros. Foram plantadas espécies nativas, a saber: Ipês Amarelo e Roxo, Palmeira Mirim, Oiticica, Pereiro e Moringa. A ação faz parte da 8ª edição da Festa Anual das Árvores – 2024.

O contexto da iniciativa

“O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Por conta disso, o Governo do Estado do Ceará coordena, por meio da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente-, a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES. Em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores”.

rodapé