21 de março de 2024 - 18:53 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz | CMCB

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CMCB) realizou a Aula Magna do Projeto CMCB Rumo ao ITA, ministrada pelo Capitão Aviador João de Barro Monteiro Cavalcanti, ex-aluno do colégio e recordista do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) com a maior média da história, 9,81.

A iniciativa, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 20 de março de 2024, marcou o início da primeira turma Pré-ITA das escolas públicas estaduais, com 60 alunos do 9º ano do ensino fundamental. O projeto, que planeja expandir até 2027 para todos os anos do ensino médio, visa preparar os alunos para o vestibular do ITA, oferecendo aulas de reforço, orientação vocacional e palestras com ex-alunos do ITA.

A aula inaugural contou com a presença de importantes figuras, incluindo a Secretária dos Direitos Humano, Socorro França, representando o governador do Ceará, Secretária da Ciência e Tecnologia, Sandra Monteiro, a Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Jucineide Fernandes, o Professor Felipe Leão, Diretor Geral da Uninta Fortaleza, o Diretor Presidente da Organização Educacional Farias Brito, Professor Thales de Sá Cavalcante, o Coronel PM Porto, Colégio da Polícia Militar, o Coronel Ricardo Catanho, Assessor Especial da Aesp, além do Coronel Albert Arruda, Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz.

O Capitão Cavalcanti, natural de Recife-PE, ingressou no ITA em 2016 e se formou em 2020. Após a formatura, foi piloto A-29 nas Bases Aéreas de Boa Vista e de Natal de 2011 a 2015. Posteriormente, foi designado para o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Força Aérea, onde permaneceu até meados de 2022.

Aula Magna do Projeto CMCB Rumo ao ITA

Conforme o Coronel Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa, “a iniciativa pioneira do CMCB é um passo significativo para a educação no Ceará, preparando os jovens para um futuro promissor na engenharia aeronáutica”, incentivou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Campus do ITA no Ceará

Em janeiro, o Governo Federal lançou a pedra fundamental do primeiro campus avançado do ITA no Nordeste. A Base Aérea de Fortaleza receberá as novas instalações.

Esta será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP). A sede de Fortaleza abrigará dois novos cursos estratégicos e inovadores. O município paulista não lesiona estes cursos: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

O Governo Federal prevê que o vestibular para os dois cursos ocorra em 2024. A primeira turma deverá ser acolhida, em 2025 e 2026, no campus de São Paulo. Em 2027, as atividades serão passadas para a unidade do Ceará.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica. Além disso, é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O setor aeroespacial, por exemplo, é o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos.

O Instituto é conhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil. Uma de suas principais características é o percentual de aprovações de estudantes de escolas cearenses, o que representa uma média aproximada de 40%.

rodapé