Dia dos animais: celebrando a vida e a diversidade no Ceará

14 de março de 2024 - 07:29 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | CBMCE

14 de março, Dia Nacional dos Animais, é uma data para celebrar a importância dos animais em nossas vidas e na saúde do planeta. No Ceará, a data ganha um significado especial, com a recente publicação do Inventário da Fauna do Ceará, que revela a incrível diversidade de animais que habitam nosso estado.

Celebrando a vida: Do majestoso gato-maracajá aos minúsculos invertebrados, cada animal possui um papel fundamental na teia da vida. Sua existência contribui para o equilíbrio ecológico, a polinização das plantas, o controle de pragas e a própria sobrevivência humana.

Reconhecendo a diversidade: O Ceará é um estado rico em biodiversidade, com mais de 3.868 espécies de animais catalogadas no Inventário da Fauna. Entre elas, encontramos mamíferos como o tamanduá-mirim, répteis como a jabuti-tinga, anfíbios como a rã-de-vidro, aves como o soldadinho-do-Araripe e peixes como o peixe-boi-marinho.

Conscientizando sobre a responsabilidade: A data nos convida a refletir sobre nossa responsabilidade em garantir o bem-estar animal. Combater a crueldade, o abandono e o tráfico ilegal é fundamental para construir um mundo mais justo e sustentável.

Ações para um futuro melhor: Adotar um animal, apoiar ONGs de proteção animal, reduzir o consumo de carne e produtos de origem animal, e denunciar maus-tratos são algumas ações que podemos tomar para fazer a diferença.

Neste Dia dos Animais, vamos celebrar a vida, reconhecer a diversidade e assumir a responsabilidade de protegê-los. Juntos, podemos construir um futuro mais harmônico para todos os seres que habitam este planeta.

Para mais informações, consulte o Inventário da Fauna do Ceará.

rodapé