3ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

4 de março de 2024 - 10:52 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Tenente-Coronel QOABM Francivaldo de Melo Peixoto

Na manhã desta sexta-feira, 1º de março de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), prestou homenagem ao tenente-coronel Francivaldo de Melo Peixoto, terceiro oficial do quadro de oficiais da administração (QOA) da corporação a ser promovido a este posto. A homenagem ocorreu na sede do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), no bairro Moura Brasil, Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Diploma Missão Cumprida

“Em reconhecimento ao profissionalismo, compromisso e abnegação do tenente-coronel Francivaldo de Melo Peixoto que cumpriu suas missões através do tempo de serviço cedido a esta corporação”, Diploma Missão Cumprida.

O tenente-coronel Francivaldo de Melo Peixoto recebeu o Diploma Missão Cumprida das mãos do coronel comandante-geral do CBMCE Cláudio Barreto e do tenente coronel Daniel Landim, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, homenagens, que também contou com a presença e testemunho de amigos e da sua família.

Publicação da promoção do tenente-coronel Francivaldo de Melo Peixoto

TC Melo

O Batismo

O batismo é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Existem vários tipos de batismo, como o das Águas, do Espírito Santo, de Jesus, de Sangue. Contudo, neste caso específico, o nosso batismo que já é tradição, significa um rito de passagem, assim como, de modo simbólico, representam bênçãos de consagração, por mais uma etapa cumprida, boas vindas e proteção a este novo momento da carreira.

O batismo do tenente-coronel Moisés ocorreu no pátio externo da corporação, na Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga, e foi prestigiado por familiares, oficiais, praças, amigos e pelo coronel comandante-geral José Cláudio Barreto de Sousa. Celebrando assim a sua passagem para a reserva remunerada.

O batismo do tenente-coronel Melo ocorreu na pista de pouso do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), na Avenida Leste-Oeste, no Bairro Moura Brasil, sendo prestigiado por familiares, oficiais, praças, amigos e pelo coronel comandante-geral José Cláudio Barreto de Sousa e pelo tenente-coronel Daniel Landim, comandante do BBS. Celebrando assim a sua passagem abençoada para a reserva remunerada.

Carreira

Nascido em Jaguaribe, interior do Ceará, um militar exemplar iniciou sua carreira nas fileiras do exército brasileiro em 1992, na 2ª companhia de fuzileiros do 23º Batalhão de Caçadores (23ºBC). Destacou-se como atleta e membro do pelotão de operações especiais, conquistando o primeiro lugar na competição entre os pelotões da 10ª região militar.

Em seguida, em 2 de março de 1995, iniciou sua carreira como bombeiro militar, ingressando no curso de formação de sargentos (CFS 95). Durante sua carreira, concluiu uma série de cursos de formação continuada e específica, incluindo o Curso de Formação de Sargentos, Curso de Habilitação a Subtenente, onde se consagrou como o 1º colocado, e o Curso de Habilitação de Oficiais.

Além disso, ele se especializou em várias áreas, incluindo treinamento físico, combate a incêndios florestais, salvamento, mergulho autônomo, segurança em barragens e defesa civil. Ele também concluiu um curso de gestão de recursos humanos e uma pós-graduação em engenharia de segurança contra incêndio e pânico.

Durante sua carreira, atuou como instrutor e coordenador de cursos, incluindo a coordenação do curso de mergulho autônomo em 2021. Trabalhou em diversas unidades militares e atuou em várias ocorrências operacionais, incluindo salvamentos diversos, combate a incêndios urbanos e florestais, e como mergulhador de resgate.

Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi o resgate às vítimas do desabamento do edifício Andréa. Ao longo dos anos, ele foi promovido várias vezes, alcançando o posto de tenente-coronel em 2023. Sua história é um exemplo de dedicação e compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.

O posto de tenente-coronel do quadro de oficial da administração (QOA)

O então Governador Camilo Santana, sancionou e publicou no Diário Oficial do Estado a Lei Nº18.011, que cria essa possibilidade do policial e bombeiro militar, indo na requerida chegar ao posto de Tenente-Coronel.

No artigo 19 da lei deixa claro o proposito “Os Quadros de Oficiais de Administração – QOA, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar serão constituídos de Segundos Tenentes, Primeiros Tenentes, Capitães, Majores e Tenentes Coronéis.

Parágrafo único. O posto de Tenente Coronel QOA será reservado exclusivamente à promoção na modalidade requerida, na forma do art. 23 da Lei n.º 15.797, de 25 de maio de 2015”

Assim como, está na lei é no paragrafo 11. A cada semestre será concedida 1 (uma) promoção na modalidade requerida aos postos de Tenente Coronel QOAPM e QOABM, em data e segundo procedimento e critérios previstos em decreto do Poder Executivo.

Por fim, o tenente-coronel Francivaldo de Melo Peixoto entra para a História do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará como o terceiro oficial do Quadro de Oficiais da Administração Bombeiro Militar – QOABM, a lograr êxito, ser promovido ao referido posto e ir para a sua tão merecida reserva remunerada.

rodapé