Mergulhadores do CBMCE resgatam corpo submerso na lagoa do Parnamirim

16 de fevereiro de 2024 - 17:54 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Companhia de Mergulho de Resgate | Batalhão de Busca e Salvamento

Mergulhadores do CBMCE resgatam corpo submerso na lagoa do Parnamirim em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Na tarde desta sexta-feira (16), mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram o corpo de um homem de 52 anos que se afogou na lagoa do Parnamirim, no Cumbuco, em Caucaia. Segundo testemunhas, ele havia ingerido bebida alcoólica e entrou na água na quinta-feira (15), por volta das 14h15.

Na ocasião, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros, mas não conseguiram localizar o corpo, pois ninguém que presenciou o afogamento estava no local para indicar o ponto exato. As buscas foram retomadas na manhã de sexta-feira e tiveram sucesso por volta das 16h15.

Segundo o subtenente Daniel Oliveira do Nascimento, líder do resgate, os mergulhadores usaram o padrão de busca em zigue e zague e por quadrante, e encontraram o corpo a uma profundidade média de 6 a 8 metros. Além dele, participaram da operação o subtenente P. Carneiro, o 3º sargento Victor e o cabo Emanuel.

Após o resgate, os bombeiros informaram a Ciops, que enviou a Perícia Forense e a Polícia Militar para as providências cabíveis. Os familiares da vítima acompanharam as buscas.

Prevenção

Conforme a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), 75% dos óbitos por afogamento no Brasil ocorrem em rios, lagoas e represas. A maioria das vítimas ignora os riscos, não respeita seus limites, consome álcool antes do banho e não sabe como agir em caso de emergência.

Por isso, o Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas evitem entrar na água após ingerir bebida alcoólica, procurem locais com a presença de guarda-vidas e sigam as orientações de segurança. A entidade alerta: água na cintura, sinal de perigo!