Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato de fossa séptica

4 de fevereiro de 2024 - 17:57 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar – Conjunto Ceará

À primeira vista mais um resgate de animal, desta vez um filhote de gato que caiu em uma fossa séptica foi restado com vida e ileso pela guarnição dos bombeiros militares do Conjunto Ceará.

A princípio, a Ciops acionou os bombeiros por volta das 14h45 da tarde desse domingo, 04 de fevereiro.

Imediatamente, a guarnição composta pela 1º tenente Aline, os sargentos Nelson e Anderson e o cabo Fonseca se deslocaram até o bairro Jatobá.

Segundo a 1º tenente Aline Costa Lima, “ao chegar no local, a proprietária do terreno informou à guarnição que gostava muito de animais e que, há uns dias, uma gata de rua havia dado a luz, dentro de seu terreno, e passou a alimentá-la”. Entretanto, neste domingo, “um dos filhotinhos veio a cair dentro de uma fossa, motivo do chamado ao Corpo de Bombeiros”, informou a solicitante.

Contudo, no primeiro momento, após a avaliação do cenário e observado que a estrutura da fossa comprometia a segurança da guarnição. A fossa estava seca e o gatinho estava bastante agoniado, miando bastante.

Como também, a visibilidade era quase zero. Assim, o único acesso era um cano de PVC, que mal cabia um braço.

Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato de fossa séptica

O resgate

Em resumo, traçado o plano de resgate, a primeira estratégia se deu utilizando nós e amarrações de salvamento, com cordelete, sem sucesso.

A segunda estratégia foi utilizar a pinça de captura de mamíferos, sem sucesso, pois o gatinho se movimentava bastante.

A terceira estratégia foi utilizar o cambão, onde conseguimos resgatá-lo com vida, sem nenhum ferimento.

Por fim, o gatinho foi entregue à proprietária do terreno, que se comprometeu a cuidar daquela família de gatinhos. Antes de sairmos do local, fizemos a avaliação de riscos e tampamos todos os buracos, com garrafas pets, para evitar novos acidentes. Orientamos a proprietária do terreno a zelar pela estrutura da fossa, pois um mal maior poderia ter ocorrido, colocando em risco, inclusive, a vida humana.

Vidas Alheias e Riquezas Salvar!

CBMCE