CBMCE atendeu 1415 ocorrências com árvores em 2023
9 de janeiro de 2024 - 11:00 #CBMCE atendeu 1415 ocorrências com árvores em 2023 #Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
CBMCE atendeu 1415 ocorrências com árvores em 2023, em todo o estado do Ceará.
A princípio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 1415 ocorrências com árvores em situação de perigo. O dado corresponde ao período entre janeiro e dezembro de 2023. Ou seja, uma redução de 7,87% em relação ao mesmo período de 2022, quando se atendeu 1536 ocorrências.
Ainda assim, as ocorrências de árvores em situação de perigo envolvem árvores no chão, telhados e caídas em veículos ou vias públicas.
Contudo, no sábado, 30 de dezembro de 2023, por volta das 15h02, a guarnição de salvamento 1 atendeu uma ocorrência de uma árvore com risco de queda. Como também, a ocorrência ocorreu na Tomás Acioli, no bairro Joaquim Távora, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares que realizou o corte da árvore que se encontrava morta, com sinais de corte superficial, seca e caindo por sobre a casa, sendo retirado o risco, com o corte completo da mesma
Em resumo, apesar do corte ser responsabilidade dos municípios, a corporação pode ser acionada para os casos de risco iminente e/ou queda. A solicitação de inspeção pode ser feita por meio do 193.
Em Fortaleza, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor) da Prefeitura de Fortaleza disponibiliza este serviço de poda e corte.