Corpo de Bombeiros apaga incêndio de veículo na CE 440

11 de dezembro de 2023 - 09:54 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de veículo na CE 440

1ª Companhia do 3º Batalhão – Quartel de Sobral

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de veículo no km 63 da CE 440, entre Sobral e Meruoca, AIS 14.

A princípio, por volta das 13h44 da tarde deste domingo (10), a CIOPS de Sobral acionou os bombeiros militares para atender esta ocorrência próximo ao restaurante Mirante. Não houve vítima.

Conforme o tenente-coronel Francisco Roberto Maciel de Moraes, “o veículo sofreu perda total e os bombeiros apagaram as chamas do veículo e da vegetação no entorno”, informou o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.

Ainda assim, o combate e o rescaldo consumiu cerca de 150 litros de água. Contudo, a PMCE também somou esforços na ocorrência com a guarnição da viatura 3521.

Por fim, aturam na ocorrência: Subtenente Jairo, soldados: Wilke, Melquisedeque e Lourenço, na viatura ABT 43.

Balanço

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 429 incêndios em veículos em todo o estado entre janeiro e novembro de 2023, um aumento de 7,51% em relação ao mesmo período de 2022, quando registramos 399 incêndios.

Em síntese, os dados mostram que os incêndios em veículos estão aumentando no Ceará há pelo menos três anos. Em 2020, registramos 396 incêndios, em 2021, 336 incêndios, e em 2022, 419 incêndios.

Contudo, as principais causas de incêndios em veículos são: Curto-circuito elétrico, problemas mecânicos e negligência humana.

Prevenção

O CBMCE alerta a população para os riscos de incêndios em veículos e orienta que sejam tomados os seguintes cuidados: Mantenha a manutenção do veículo em dia, evite sobrecarga elétrica, não fume no veículo e não deixe objetos inflamáveis no interior do veículo

Em conclusão, a corporação também recomenda que, ao notar um incêndio em veículo, as pessoas se afastem do local e liguem para o 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados.