CBMCE – Guarda-vidas atendem cinco ocorrências na Praia do Futuro

10 de dezembro de 2023 - 21:42 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE - Guarda-vidas atendem cinco ocorrências na Praia do Futuro

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atendeu a cinco ocorrências neste domingo (10), na Praia do Futuro, em Fortaleza.

A primeira ocorrência ocorreu por volta das 10h05, quando os Guarda-vidas resgataram uma banhista de 17 anos de Fortaleza do mar ilesa. Em seguida, por volta das 13h, uma turista de 18 anos foi arremessada por uma onda e ficou desacordada. Os guarda-vidas agiram rapidamente, resgatando-a do mar, checando os sinais vitais e acionando uma ambulância de resgate. A vítima foi encaminhada a um hospital da cidade, com queixas de cefaleia, tontura e parestesia em membros inferiores.

No período da tarde, às 14h35, mais um resgate de um banhista de 21 anos de Fortaleza, também resgatado do mar ilesa.

Além dos resgates, os guarda-vidas atenderam a duas ocorrências de atendimento pré-hospitalar (APH) por trauma. Uma banhista de 53 anos de Fortaleza sofreu uma distensão na parte posterior da coxa por choque de uma onda. Ela preferiu, por meios próprios, se dirigir a uma unidade de saúde para avaliação.

Por fim, um banhista de 74 anos de São Paulo sofreu um corte na mão. Os guarda-vidas realizaram atendimento pré-hospitalar por meio da limpeza do trauma e fizeram um curativo no local.

Conforme o 3º sargento Alcides Barreto de Lima, “ao todo, os bombeiros realizaram 472 ações de prevenção durante o dia, incluindo orientações sobre segurança no mar e primeiros socorros”, informou o fiscal de praia.

Prevenção é essencial

Os afogamentos são uma das principais causas de morte no Brasil, principalmente no período de férias. Por isso, é importante tomar medidas de prevenção para evitar acidentes.

Aqui estão algumas dicas de prevenção de afogamentos:

Sempre fique próximo a um posto de guarda-vidas.

Nunca nade sozinho.

Não nade em locais desconhecidos ou com correnteza forte.

Não nade após ingerir bebidas alcoólicas.

Ensine seus filhos a nadar desde cedo.

Além disso, é importante estar atento aos sinais de afogamento, que incluem:

Dificuldade para respirar.

Falta de coordenação.

Movimentos descoordenados.

Afogamento boca para baixo.

Em resumo, se você observar alguém se afogando, ligue imediatamente para o 193.