Mais um incêndio de vegetação mobiliza bombeiros militares de Quixadá

23 de novembro de 2023 - 10:13

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Mais um incêndio de vegetação mobiliza bombeiros militares de Quixadá

Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF)

Mais um incêndio de vegetação mobiliza bombeiros militares de Quixadá, no Distrito de Juatama, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS-20).

A princípio, por volta das 16h40 da tarde desta quarta-feira, 22 de novembro, os bombeiros militares de Quixadá apagaram um incêndio de vegetação próximo a uma Usina de Biodiesel.

Conforme o subtenente Marcelo Sales Rodrigues, “o combate e o rescaldo consumiu cerca de 3 mil litros de água com a utilização de bombas costais e abafadores”, relatou o comandante do socorro.

Por fim, atuaram na ocorrência, o subtenente Marcelo e os soldados Freitas, Emerson e Silvestre, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 01 (ABTS 01).

Prevenção

Contudo, para prevenir incêndios, o CBMCE aconselha a população a não queimar lixo ou resíduos a céu aberto e manter a vegetação próxima às residências limpa e organizada. Além disso, qualquer foco de incêndio em vegetação deve ser imediatamente relatado ao Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193.

Balanço

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento significativo de 46,82% nos incêndios em vegetações nos primeiros dez meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número saltou de 3.816 para 5.603 incêndios.

Em resumo, em setembro de 2023, o CBMCE apagou 1.757 incêndios em vegetações, marcando o maior número de atendimentos desta tipologia nos últimos cinco anos.

No entanto, o balanço total de 2022, registrou 5.214 incêndios em vegetações, foi menor do que os anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação apagou, respectivamente, 6.751, 7.125 e 6.097 incêndios em vegetação.