Mais um incêndio de vegetação em Quixadá

9 de novembro de 2023 - 17:23 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Mais um incêndio de vegetação em Quixadá

Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF)

Mais um incêndio de vegetação em Quixadá, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

A princíoio, na noite dessa quarta-feira (08) por volta das 18:00h, a guarnição da Primeira Companhia do Primeiro Batalhão de Combate à Incêndio Florestal – Quixadá foi acionada por populares, através do número 193 para atender um incêndio em vegetação nos bairros Campo Novo e Alto São Francisco.

Imediatamente, a guarnição formada pelo subtenente Marcelo Sales Rodrigues, chefe de socorro, e pelos soldados Freitas, Silvestre e Emerson se deslocaram para o local nas Viaturas ABTS-01 e ASP-24.

Contudo, após avaliação preliminar se verificou que o incêndio em vegetação poderia se alastrar e oferecer risco de atingir residências e currais de porcos que haviam nas proximidades. Além disso, a fumaça bastante densa proveniente do incêndio se deslocava para outras áreas residências, incomodando a população.

Em síntese, o combate teve duração de seis horas de combate e rescaldo e a utilização de cerca de 50 mil litros de água, finalizado com sucesso por falta das 00:45 horas.

Por fim, também somaram esforços no combate, como poio com a viatura ABT-52, a guarnição do quartel de Quixeramobim formada pelos subtenentes Lopes e Gerley e pelos soldados Holanda e Rômulo e o auxílio de um carro pipa disponibilizado pela prefeitura de Quixadá.

Balanço

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento significativo de 46,82% nos incêndios em vegetações nos primeiros dez meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número saltou de 3.816 para 5.603 incêndios.

Em resumo, em setembro de 2023, o CBMCE apagou 1.757 incêndios em vegetações, marcando o maior número de atendimentos desta tipologia nos últimos cinco anos. No entanto, o balanço total de 2022, que registrou 5.214 incêndios em vegetações, foi menor do que os anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação apagou, respectivamente, 6.751, 7.125 e 6.097 incêndios em vegetação.