Corpo de Bombeiros forma 2ª turma de brigada de incêndio do Círculo Militar e Organizações do EB

16 de outubro de 2023 - 10:44 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Brigada de Incêndio do Círculo Militar e Organizações do Exército Brasileiro

Corpo de Bombeiros forma 2ª turma de brigada de incêndio do Círculo Militar e Organizações do Exército Brasileiro, na AIS 9.

Como também, o curso ocorreu na semana de 09 a 11 de Outubro de 2023. Em síntese, com esta formação já contabilizamos 1.304 alunos no padrão CTDH com a filosofia de vidas alheias e riquezas salvar!

O curso é coordenado pelo capitão Marcos Pereira, tendo como instrutores: o capitão Sérgio, o tenente Braz, o subtenente Haroldo Lima, o subtenente Ximenes, o subtenente Maciel, o subtenente C. Adriano, o sargento Frederico e o cabo Joel.

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH)

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) forma brigada contra incêndio de órgãos públicos.

A capacitação dispõe de 20 horas/aulas aos profissionais das instituições públicas sem fins lucrativos.

Nesse sentido, transmitimos os conceitos fundamentais sobre fogo, incêndio e suas consequências. Bem como as soluções para minimizar o risco e as decorrências de um eventual incêndio. Ainda mais, auxiliando na definição de parâmetros e requisitos de segurança sobre o tema. Em síntese, os brigadistas que concluírem o curso com aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação teórica e prática, recebem certificados de brigadista, expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Além disso, o tenente coronel Naum Maurício é o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), que mantém esta gestão de treinamentos para as instituições públicas, estaduais, federais e municipais.

Os Brigadistas são capacitados para fazer combate ao princípio de incêndio, adaptação em local confinado, simulado com fumaça, evacuação, resgate de vítimas em local sinistrados. Os alunos são habilitados a reconhecer e fazer o atendimento inicial em uma Parada Cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador externo automático – DEA.