Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial

3 de outubro de 2023 - 10:11 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial

apesar do incêndio um filhote de shih tzu ileso

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação comercial, na Rua Shirley Girão, Passaré. Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

Primeiramente, na noite desta segunda-feira, 02 de Outubro de 2023, a Ciops acionou os bombeiros militares para um incêndio de residência. No entanto, as guarnições ao chegarem no local se surpreenderam por um incêndio em duas residências contíguas. Ainda assim, em uma das casas funciona uma gráfica e salas de escritório, onde iniciou o fogo. Enquanto a outra é uma residência.

Além disso, o pavimento superior das duas casas é compartilhado e funciona o escritório da empresa e depósito de impressoras, papéis e material para impressão.

De acordo com o 1º tenente Bruno Goes, “pela dinâmica do incêndio, ao que tudo indica, o incêndio iniciou no pavimento superior”, informou o comandante do socorro.

Contudo, devido a grande quantidade de material combustível nossa guarnição teve bastante trabalho, mas com grande competência conseguiu extinguir o incêndio preservando a residência e as salas de escritório que se concentravam no térreo.

“Durante a ocorrência ainda fomos informados que havia um filhote de cachorro em uma das casas e conseguimos salvar o animal com vida, entregando em seguida para sua tutora iniciar os primeiros cuidados”, informou o tenente.

Em síntese, além da 7ª Companhia, também somou esforços na ocorrência a 4ª Companhia e uma ambulância de resgate.

4ª e 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar – Quarteis do José Walter e Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Balanço de incêndios em edificações comerciais

A princípio, entre janeiro e setembro de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 359 incêndios em edificação comercial em todo território cearense. Nesse ínterim, 281 incêndios em edificação comercial foram atendidos na capital e região metropolitana de Fortaleza, enquanto no interior, no mesmo período foram 78 incêndios. Em comparação com 2022, no mesmo período, o número de incêndios diminuiu cerca de 4%.

“Dessa forma, atendemos em 2022, 484 incêndios desta natureza, número maior que os anos de 2021, 2020 e 2019, onde apagamos respectivamente, 423, 437 e 472 incêndios em edificações comerciais”, concluiu o coronel Wagner Maia, Comandante Geral-Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Corpo de Bombeiros apagou 484 incêndios em Edificação Comercial em 2022

Causas de incêndios em edificação comercial

A princípio, tudo pode acontecer, mas a maior incidência que verificamos tem a ver com situações em instalações e equipamentos elétricos. Dentre estas destacamos: Excesso de carga, Curto-circuito, Contato imperfeito (mau contato), Fusíveis e disjuntores, como também: Superaquecimento e falta de manutenção em equipamentos.

Prevenção

Em síntese, sempre faça a manutenção da rede elétrica. Manter a rede elétrica em dia é fundamental para evitar incêndios, afinal os curtos-circuitos são as causas mais comuns para acidentes. E, na maioria dos casos, podemos evitar essas situações com uma manutenção adequada na rede e nos equipamentos.

Assim, a dica é estabelecer práticas de manutenção periódicas, analisando o estado da fiação e o funcionamento de toda a rede, fazendo as trocas e reparos sempre que necessário, evitando acidentes.

Recomendações

Em nenhuma hipótese, a população deve tentar apagar incêndios, para que não ocorram acidentes. “Ao avistar um incêndio, as pessoas devem ligar imediatamente para o número 193, que é o nosso canal de atendimento”, recomenda o comandante do Cepi. “Sem o preparo físico, o conhecimento adequado e os equipamentos necessários, fatalmente essas mesmas pessoas acabam se tornando vítimas dos incêndios”, orientou o comandante.

Vidas alheias e riquezas salvar!