Quais são os itens básicos para verificação contra incêndio em uma edificação?

21 de setembro de 2023 - 10:30 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Quais são os itens básicos para verificação contra incêndio em uma edificação?

Para que uma edificação esteja sempre segura e conforme a proposta de proteção contra incêndios previstas por Normas, é necessário avaliar periodicamente os sistemas de sinalização, hidrantes, luz de emergência, alarmes, escada de segurança, extintores portáteis e sobre-rodas e brigada de incêndio.  O sistema elétrico também requer manutenção e atualização constantes.

A conferência periódica do sistema de prevenção e combate a incêndio é essencial para garantir que todos os componentes desse sistema estejam em pleno funcionamento e prontos para serem usados em caso de necessidade; ela é fundamental para manter a segurança das edificações e garantir que todas as medidas de prevenção e combate a incêndio estejam em conformidade com as normas e regulamentos aplicáveis.

Deve ser realizada por profissionais capacitados e seguir um plano de manutenção predial adequado, a fim de evitar acidentes e garantir a proteção dos ocupantes do edifício.

Quais são os itens básicos para verificação

Os itens básicos que devem ser verificados durante essa conferência periódica são:

a) Sistemas de Sinalização de Incêndio:
– Verificação de sinais de alarme visíveis e em boas condições.
– Teste de acionamento dos alarmes, garantindo que funcionem corretamente.
– Verificação de painéis de controle e sua funcionalidade.

b) Hidrantes:
– Inspeção visual para garantir que não haja obstruções, como veículos estacionados ou objetos bloqueando o acesso aos hidrantes.
– Teste de operacionalidade dos hidrantes, incluindo abertura das válvulas e fluxo de água adequado.

c) Luz de Emergência:
– Verificação de luminárias de emergência para garantir que estejam funcionando e carregadas.
– Troca de baterias ou lâmpadas defeituosas, se necessário.

d) Alarmes:
– Teste dos alarmes sonoros e visuais para certificar-se de que estão operacionais.
– Verificação do funcionamento das centrais de alarme.

e) Escada de Segurança:
– Inspeção visual das escadas de segurança para garantir que não haja danos ou obstruções.
– Certificação de que as escadas de segurança estão acessíveis e em boas condições de uso.

f) Extintores Portáteis e Sobre-rodas:
– Verificação das datas de validade dos extintores e recarga quando necessário.
– Inspeção visual para assegurar que os extintores estejam em seus devidos lugares e em boas condições de funcionamento.

g) Brigada de Incêndio:
– Treinamento e reciclagem dos membros da brigada de incêndio para garantir que estejam preparados para agir em caso de incêndio.
– Verificação dos equipamentos da brigada, como mangueiras e equipamentos de proteção, para garantir que estejam em boas condições.

h) Sistema Elétrico:
– Inspeção das instalações elétricas, verificando se não há fios desencapados, curtos-circuitos ou sobrecargas.
– Teste de funcionamento dos sistemas de iluminação de emergência alimentados pela rede elétrica.

i) Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA):

Além da medição, outros pontos importantes no momento da manutenção são:

– Verificar e avaliar as condições das hastes.

– Verificar o funcionamento da luz piloto do mastro do para-raios;

– Realizar a limpeza do cabeamento e, também, dos captores;

– Fazer o aterramento da caixa d’água;

– Após a ocorrência de uma descarga elétrica direta, verificar o funcionamento de todo o sistema.

Por fim, os bombeiros militares sempre torcem para que nunca seja necessário usar o sistema preventivo contra incêndio. Contudo, caso seja necessário, este sistema deverá estar em pleno funcionamento.