12 de setembro de 2023 - 20:37 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Batalhão de Combate a Incêndio Florestal – Quixadá

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de serraria em Quixadá, na Rua Epitácio Pessoa, no bairro Alto São Francisco, em Quixadá. AIS ´20.

A princípio, na tarde desta terça-feira (12), por volta das 12h48, por meio do número 193, os bombeiros militares de Quixadá receberam o pedido de ajuda para apagar um incêndio de serraria.

De acordo com o subtenente Márcio Jean Soares de Sousa, “o combate e o rescaldo consumiu 60 mil litros de água e as chamas consumiram 80m³ de madeira e o galpão que desabou, não houve vítima”, informou o comandante do socorro.

O incêndio

Ainda assim, o incêndio iniciou no horário de almoço e os funcionários da serraria não se encontravam no local. Conforme populares, a suspeita que a causa do incêndio seja elétrica por conta da  fiação elétrica antiga e o galpão está cheio de madeira.

O socorro somente foi acionado, quando os funcionários regressaram do almoço e perceberam o incêndio. Quando o socorro chegou o incêndio já estava alastrado por todo o imóvel e pela proximidade, as casas vizinhas ficaram sob risco, por isso acionaram, para dar apoio, os bombeiros militares de Quixeramobim.

Em síntese, atuaram na ocorrência, os bombeiros militares de Quixadá e Quixeramobim. A Prefeitura de Quixadá somou esforços com o envio de caminhões pipa. Nesse sentido, com o fluxo de água, o combate foi contínuo. O rescaldo se iniciou no final da tarde.

Por fim, Corpo de Bombeiros apaga incêndio de serraria com atuação de bombeiros militares de Quixadá: subtenente Nascimento, subtenente Jean, soldado C Vasconcelos, soldado R Moreira e soldado Mesquita. Enquanto por Quixeramobim, o subtenente Carlos Henrique, soldado Da Silva, soldado Wilfred e soldado Jucimar.

Balanço

Em 2023, entre janeiro e agosto, o Corpo de Bombeiros do Ceará apagou 42 incêndios em industrias, sendo 30 na capital e 12 no interior. Enquanto em 2022, no mesmo período, ocorreram 29 incêndios. Ou seja, 2023 registra um aumento de 44,82%, em relação a 2022.