10 de setembro de 2023 - 14:44 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Companhia de Mergulho de Resgate encontra corpo submerso na Parangaba

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso na lagoa da Parangaba, na Avenida Carneiro de Mendonça, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Primeiramente, os mergulhadores, do Corpo de Bombeiros, resgataram um um corpo submerso de um senhor de 44 anos de idade.

De acordo com o subtenente Daniel dos Santos Bezerra, “após quinze minutos de buscas, usando o padrão semi-circular, sem nenhuma visibilidade, encontramos a vítima à cerca de 30 metros da margem e 4 metros de profundidade”, informou o mergulhador líder.

Ainda assim, após a retirada do corpo da água, “encontramos nos bolsos da vítima: uma carteira porta cédulas, contendo RG e Habilitação, e um aparelho celular” concluiu o subtenente.

Em síntese, o corpo e os pertences ficaram sob guarda da Polícia Militar. Como também, a Perícia Forense compareceu no local para as devidas providências cabíveis.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os mergulhadores por volta das 12h, deste domingo, 10 de setembro de 2023.

Por fim, os seguintes mergulhadores atuaram na ocorrência: Subtenente Daniel, sargento Tarsis, cabo Ary e cabo Emanuel.

Corpo de Bombeiros resgata corpo submerso na lagoa da Parangaba

Água doce é mais favorável a afogamentos

Nesse sentido, 75% dos afogamentos testemunhados no Brasil ocorrem em águas doces — 25% em rios com correnteza; 20% em represas; 13% em remansos de rios; 5% em lagoas; 5% em inundações; 3% em baías; 2% em cachoeiras e 2% em córregos.

Em resumo, a menor densidade da água doce é um dos fatores que explica o maior número de incidentes. Ou seja, o líquido encontrado em mananciais carece de sal em sua composição — a substância propicia uma melhor flutuação para os banhistas. Além disso, fatores como profundidades desconhecidas, pedregulhos, correnteza e vegetação também colaboram para o incremento dos perigos.

Lema da Companhia de Mergulho de Resgate: “Segurança, habilidade e calma”.