4 de setembro de 2023 - 11:26 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros realiza reflutuação de estrutura na comunidade de Curupati, em Jaguaribara

Mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate, Açude Castanhão, comunidade de Curupati, em Jaguaribara

Corpo de Bombeiros realiza reflutuação de estrutura na comunidade de Curupati, Jaguaribara, AIS 18.

A princípio, os mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate trouxeram a estrutura até a superfície e a fixaram a outra estrutura. Como também, esta estrutura flutuante abrigava um motor responsável pela irrigação da comunidade de Curupati, no município de Jaguaribara.

O incidente ocorreu na quinta-feira, 31 de agosto, os bombeiros militares de Limoeiro do Norte foram acionados na sexta-feira, 01 de setembro.  Contudo, o cabo Nairo, conseguiu localizar e prender a outra estrutura.

Ainda assim, os mergulhadores da Companhia de Resgate, no sábado, 2 de setembro, continuaram o resgate, desta vez trazendo a superfície a estrutura naufragada

A reflutuação

De acordo com o 1º tenente Samuel de Sousa Nogueira Costa, “resgatamos a estrutura de aço, com dimensões aproximadas de 6m x 4m com e carga estimada entre 2 e 3 toneladas, contendo dois flutuantes cilíndricos e um conjunto de bomba para captação de água de cerca de 11 metros de profundidade”, informou o mergulhador líder da operação.

Nesse sentido, “para a reflutuação utilizamos Levantadores de Peso Submerso (LPS), cabos de tração, correntes, talhas manuais para içamento, embarcações dentre outros”, detalhou.

Além disso, “a operação durou pouco mais de 7 horas e consistiu na retirada da estrutura que se encontrava inclinada no fundo do açude, presa a tubulações de grande diâmetro”, enfatizou o tenente.

Em síntese, “a parte mais elevada da estrutura estava a cerca de 7 metros de profundidade, enquanto a mais baixa, estava no fundo a cerca de 11 metros de profundidade”, concluiu.

Após a utilização de 2 talhas com capacidade de içamento para 1 tonelada cada uma e de mais 4 LPS com capacidade de 250 kg cada, a estrutura emergiu de maneira cadenciada até a superfície.

Com parte da estrutura naufragada para fora d’água, se realizou ancoragens na estrutura da balsa maior colocada acima, permitindo que os membros da comunidade realizassem a retirada das fiações, encanamento do motor para reparos, posteriormente.

Por fim, atuaram na ocorrência, o tenente Samuel, o subtenente Daniel, o subtenente P. Carneiro, sargento Paulo Roberto e o cabo Nairo.

Companhia de Mergulho de Resgate. 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Comando de Bombeiros do Interior.