2 de setembro de 2023 - 08:12 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará termina Curso de BREC em Minas Gerais

Na tarde desta quinta-feira (31) aconteceu a solenidade de encerramento do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas- Nível Avançado, no Estado de Minas Gerais. Representando o Estado do Ceará e o CBMCE, tivemos o 1º Tenente Bruno Torquato de Sousa, pertencente à 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), como formando do referido curso.

O curso ocorreu no período de 07 a 31 de Agosto no Estado de Minas Gerais, contando com 19 Bombeiros de MG, 01 do Ceará, 01 de Pernambuco, 01 do Rio Grande do Norte e 01 do Río Grande do Sul e teve como objetivo qualificar e especializar estes Bombeiros Militares para atuarem na busca e resgate de vítimas complexas, presas em escombros pesados oriundos de desastres envolvendo Estruturas Colapsadas.

Na oportunidade foram ministradas aos militares aulas de Gestão de Desastres, Psicologia do Desastre, comportamento de estruturas em colapso em áreas planas e inclinadas, manipulação de pacientes, operação com cães, Técnicas de resgate em escombros, rompimentos de paredes em plano horizontal e vertical, escoramentos emergenciais e permanentes, bem como, a realização de um Simulado final que durou 39 horas ininterruptas. Ocorreu também a certificação dos formandos para atuarem com as escoras hidráulicas e pneumáticas de última geração da Paratech.

Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará termina Curso de BREC em Minas Gerais

Ainda durante o curso, os militares tiveram a oportunidade de irem à cidade de Brumadinho, onde ocorreu o rompimento da barragem em 2019 e terem aulas de Levantamento e Movimentação de cargas pesadas com retroescavadeiras e muck’s. Foi feita também uma visita ao Memorial das vítimas do mencionado desastre.

” O curso foi muito intenso desde o primeiro dia e nós tivemos a oportunidade de nos qualificarmos para atuar em ocorrências de maiores complexidades envolvendo Estruturas Colapsadas. Hoje me sinto ainda mais capacitado para atuar nesses tipos de incidentes e poder repassar para os demais militares do CBMCE todo o conhecimento adquirido.”

” Agradeço ao Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, José Cláudio Barreto de Sousa e ao Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, TC Daniel Oliveira Landim por terem acreditado no meu potencial e viabilizado a minha vinda à Minas Gerais.”

“Estou muito feliz por ter concluído com êxito esta etapa e ser o 2º militar cearense a possuir a especialização de Brec Avançado”.