22 de agosto de 2023 - 10:24 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência

Bombeiros Militares do Conjunto Ceará e do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) atuam na ocorrência

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência na Rua Professor Leite Gondim, Antônio Bezerra, Fortaleza – CE. AIS 6.

Primeiramente, por volta das 7h15 da manhã desta terça-feira, 22 de agosto, os bombeiros militares da 5ª Companhia do 1º Batalhão atuaram em incêndio de residência, com vítima.

De acordo com o 1º tenente José Maria TAVARES da Silva Filho, “as chamas de um princípio de incêndio de um condicionador de ar atingiram um sofá, uma cadeira e uma câmera, além do forro de gesso e parede”. Além disso, o proprietário inalou fumaça e passou mal, por prevenção acionamos uma ambulância de resgate para atende-lo”, informou o comandante do socorro.

Ainda assim, o proprietário controlou o fogo e arejou o ambiente abrindo as janelas. Contudo, coube ao socorro atender à vítima e desligar o aparelho que estava energizado.

Prevenção

Nesse sentido, com vista a prevenir e evitar incêndio em ‘ar-condicionado’, orientamos seguir estas sete sugestões:

Um – A princípio, contratar uma empresa ou instalador especializado;

Dois – Sobretudo, manter um circuito exclusivo;

Três – Ainda assim, adequar a rede elétrica a demanda deste aparelho;

Quatro – Como também, observar com atenção à bitola da fiação, quanto ao dimensionamento correto da fiação elétrica;

Cinco – Em síntese, instalar um disjuntor dedicado.

Seis – Manter a manutenção periódica;

Sete – Por fim, adquirir um extintor de incêndio tipo ABC ou Classe C, para equipamentos energizados.

Em caso de sinistro, manter a tranquilidade e sair do ambiente fechando portas, além de, se possível e estando em segurança, desligar o quadro de energia e o registro do gás de cozinha, conforme necessidade. Evite ao máximo inalar fumaça, pois dependendo do produto queimado, pode ser tóxica e asfixiante.

Concomitante, ligue ou peça para alguém ligar o número 193, a ligação é gratuita, e o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados.