Câmara de Fortaleza homenageia os 20 anos do CTDH do Corpo de Bombeiros do Ceará

18 de agosto de 2023 - 11:13 # #

Andre Barbosa Pinheiro (Texto) e André Lima (Fotografia) | Câmara Municipal de Fortaleza

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano completa duas décadas e comemora os resultados obtidos por meio do Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS).

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano completa duas décadas e comemora os resultados obtidos por meio do Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS).

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na noite desta quinta-feira, 17, uma Sessão Solene em comemoração aos 20 anos do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Na ocasião, representantes civis e militares do CBMCE receberam certificados de reconhecimento pelas atividades desempenhadas em prol do povo fortalezense e cearense, de um modo geral. Dentre os agraciados da noite, o Comandante Geral do CBMCE, Coronel José Cláudio Barreto de Souza, o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia e o Comandante do CTDH, Tenente Coronel Naum Maurício Gomes. A solenidade foi presidida pelo propositor da honraria, Vereador Bruno Mesquita (PL), em nome do Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Gardel Rolim. O Autor da proposta destacou o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS) desenvolvido pelo CTDH, como agente importante para o amparo social dos jovens aos idosos, das cidades assistidas pela iniciativa.

Depoimentos

“Importante Programa, importante pro município de Fortaleza e pras cidades, também, que recebem. Quem não já teve assim um parente lá, num programa desse dos Bombeiros, quem não já vivenciou várias mulheres na melhor idade, vários homens na melhor idade, também, vivenciam esse Programa no dia a dia. Também, quando a gente fala dos jovens brigadistas. São jovens de 14 a 17 anos que, muitas vezes, participam desse Programa e têm o desejo de ser bombeiro e, alguns, até se tornaram bombeiros militar, decorrente desse Programa. Daí a importância da atuação, principalmente na parte mais periférica de Fortaleza”, disse o Vereador Bruno Mesquita.

O Comandante Geral do CBMCE, Coronel José Cláudio Barreto de Souza falou o trabalho desenvolvido pelo PSBS do CTDH em prol da sociedade e como o maior programa do Brasil. Além disso, reforçou o reconhecimento pela Câmara de Fortaleza como motivo de alegria e de aumento da responsabilidade para a credibilidade da Instituição.

“O nosso Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano é um setor que cuida dos bombeiros militares. Nossos bombeiros militares atuam em diversos programas sociais. Nós temos um Programa chamado Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade, é o maior Programa do Brasil. Hoje, nós temos um pouco mais de 30 mil pessoas cadastradas. Como também, diversos projetos sociais pra criança, pra adolescente, para os adultos. Esta homenagem, hoje, que está sendo colocada aqui, para nós, através da Câmara Municipal de Fortaleza, é mais um motivo de muita alegria, como também, nos dará muito mais responsabilidade, para o no Corpo de Bombeiros. Afinal de contas, nós já temos aí, uma média de um pouco m ais de 97% de credibilidade, de responsabilidade, junto à nossa sociedade como um todo”, ressaltou o Comandante Geral dos Bombeiros.

Já o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia apontou o Programa como instrumento para salvar vidas, apresentando atividades interativas que proporcionam um melhor relacionamento interpessoal, evitando e tirando pessoas de problemas como a depressão.

“Nós fazemos a seguinte pergunta: – Quantas vidas foram salvas com esse trabalho do Corpo de Bombeiros? Quantas pessoas já saíram de situações como depressão, às vezes, a falta de interação com a sociedade? Esse Programa veio a cair na sociedade, de uma maneira tal, que ele trouxe as pessoas que estavam em casa, que não tinham atividade, e aí, a Corporação veio pra sociedade e convidou a todos pra praticar atividade física, de maneira saudável. E atrelado a isso, veio também toda a situação de melhorar o relacionamento das pessoas. Esse Programa, além da atividade física, traz sim, companheirismo, amizade, alegria de conversar com pessoas amigas”, destacou o Adjunto.

20 anos de Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH)

O Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) idealizou e mantém o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS). A princípio, o PSBS nasceu em 2003, em Fortaleza, como uma iniciativa voluntária do Corpo de CBMCE mas, com o passar do tempo, se expandiu. Atualmente se realiza em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 27.100 mil pessoas, com 411 núcleos distribuídos em 33 municípios, cadastradas junto ao CTDH do CBMCE.

Vidas alheias e riquezas salvar!