Corpo de Bombeiros apaga incêndio em vegetação na Maraponga

13 de agosto de 2023 - 18:35 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em vegetação na Maraponga

A guarnição de Bombeiros da 4ªCia|1ºBBM foi acionados pela CIOPS por volta de meio-dia de domingo (13) para um incêndio em vegetação na Rua Holanda, próximo ao Parque Dom Aloísio Lorscheider. A informação era de que devido a elevada temperatura, deu-se incio ao incêndio e que os ventos fortes dessa época espalharam rapidamente as chamas, entretanto foi observado que havia iniciado em um local de acumulo de lixo.

Em poucos minutos, o Auto Bomba Tanque e Salvamento 07 (ABTS-07) comandada pelo Tenente Domingos Neto, e equipe, subtenente Enivaldo, Sargento Santos e soldado Costa chegaram ao local e estabeleceram uma linha de ataque direta e iniciaram o combate ao incêndio. Foram utilizados também abafadores, recurso muito utilizado em incêndio em vegetação e os militares conseguiram debelar o incêndio.

Em síntese, em poucos minutos as chamas foram apagadas e iniciado o trabalho de resfriamento e posteriormente o rescaldo, evitando uma possível reignição. Foram utilizados cerca de três mil litros de água para que todo o trabalho fosse concluído. A equipe chegou a solicitar apoio de outra viatura e o complemento de água de um auto tanque, mas conseguiram sucesso antes da chega do apoio e cancelaram o chamado.

Devido ao rápido atendimento por parte da guarnição de socorro, o incêndio não se propagou para toda a vegetação nativa do local. De acordo com o Tenente Domingos, que coordenou a operação no local, A população deve ficar atenta aos locais com vegetação seca e evitar jogar lixo nesses locais, bem como mudar a cultura de realizar queimada para se livrar do lixo, pois a queimada além de crime, traz prejuízos à fauna, a flora e para a saúde dos moradores submetidos à fumaça.