31 de julho de 2023 - 14:16 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vegetação

No município de Maracanaú, mais especificamente no Distrito Industrial, um incêndio em vegetação exigiu uma resposta rápida da guarnição da 1ª CIA/2º BBM para evitar que o fogo se propagasse e causasse danos maiores. Por volta das 11h20, a viatura ABTS/10 foi acionada através do Ciops para atender a essa ocorrência preocupante.

Ao chegarem ao endereço indicado, as equipes de combate depararam-se com vários focos de incêndio ao longo das margens de uma avenida. A situação demandou ação imediata para evitar que o fogo se alastrasse e colocasse em risco a segurança da população e das instalações próximas, bem como impedisse transtornos para o trânsito local.

O combate ao incêndio foi conduzido de forma eficiente e assertiva. As equipes utilizaram uma linha direta, com duas mangueiras de 1½ e um esguicho, para debelar as chamas e controlar a situação. Essa abordagem possibilitou uma resposta ágil e eficaz ao incidente.

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vegetação

Durante o combate ao incêndio, foi necessário o uso aproximado de 4m³ de água para controlar e extinguir completamente as chamas. O trabalho árduo e dedicado das equipes permitiu que a ocorrência fosse concluída por volta das 12h, sem que houvesse alterações significativas ou danos maiores no local.

“A pronta ação e a eficiência no combate a esse incêndio em vegetação demonstraram a importância do trabalho conjunto e dedicado dos profissionais envolvidos, bem como a relevância do investimento em recursos e treinamento para lidar com esse tipo de situação”, alerta o TenCel Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Cabe ressaltar a importância da conscientização e prevenção por parte da comunidade, evitando ações que possam desencadear incêndios em vegetação e, assim, preservando o meio ambiente e garantindo a segurança de todos. A colaboração de todos é essencial para evitar situações de risco e proteger o patrimônio natural e humano em nossa região.