19 de julho de 2023 - 21:30 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Batalhão de Combate a Incêndio Florestal resgatou uma serpente cascavel

Corpo de Bombeiros resgata serpente cascavel em Choró, Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

Primeiramente, os bombeiros militares de Quixadá, por volta das 12h15 desta quarta-feira, 19 de julho, resgataram uma serpente Cascavel (Crotalus durissus), espécie venenosa.

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros que imediatamente se deslocaram até o povoado de Feijão no distrito de Caiçarinha. Próximo a parede do açude do Feijão.

De acordo com o cabo Wilton Ferreira, “com o uso de dois pinção herpetológico resgatamos a serpente de 1,5 m que se encontrava em um galinheiro”, informou o comandante do socorro.

O resgate

Em outras palavras, “ao chegar no local constamos que se tratava de uma serpente Cascavel, peçonhenta, que gerava risco aos moradores e animais da residência”, relatou o cabo Wilton. Contudo, “rapidamente, resgatamos o animal e o devolvemos ao seu habitat natural em área de reserva florestal”, concluiu.

O Pinção herpetológico

Nesse sentido, o pinção herpetológico é confeccionado em alumínio. Ou seja, material que confere resistência e durabilidade ao equipamento. Além disso, oferece segurança à quem o utiliza na captura ou contenção de répteis e serpentes. Popularmente nominada de “pinça de cobra”.

Por fim, atuaram no resgata da Cascavel, o cabo Wilton, o soldado Pinheiro, soldado Everton Sousa e soldado Araripe e soldado Oliveira.

A serpente Cascavel

Sobretudo, a serpente Cascavel é um animal peçonhento (Crotalus durissus), ou seja, uma serpente venenosa.

Ainda assim, as cascavéis possuem um chocalho característico na cauda. Como também, apresentam dentição solenóglifa, ou seja, dentes inoculadores localizados anteriormente na maxila superior, que se projetam num ângulo de 90º no momento do bote. Extremamente eficiente em injetar o veneno em caso de ataque.

Além disso, o veneno neurotóxico da Cascavel no corpo humano começa a manifestar os primeiros sintomas clínicos após seis horas do acidente. Enquanto os sintomas mais comuns são a flacidez na face, visão turva, visão dupla e paralisia dos músculos dos olhos.

Bem como, em casos mais graves pode haver insuficiência respiratória aguda.

De acordo com o Instituto Butantan, “a cascavel é a quinta serpente mais venenosa do Brasil. No entanto, é a segunda mais perigosa no ataque a pessoas”.

Por fim, a Jararaca é considerada a serpente mais perigosa no País. Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan. Em seguida vêm as cascavéis (9%), as surucucus (3%) e as corais (1%).