Corpo de Bombeiros corta árvore que caiu na Avenida Pontes Vieira

17 de julho de 2023 - 13:47 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros corta árvore que caiu na Avenida Pontes Vieira

Corpo de Bombeiros corta árvore que caiu na Avenida Pontes Vieira, no Dionísio Torres, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) já cortou 860 árvores em perigo de janeiro a 17 de julho de 2023 em todo o estado. Como também, os números, refletem atendimentos de árvores que obstruíram vias públicas, caídas no chão, em telhados ou sobre veículos.

Ainda assim, o balanço representa uma redução de 18% em relação ao resultado do mesmo período de 2022, quando se atendeu 1049 cortes de árvores.

Mais uma árvore caída em via pública

A princípio, no final da manhã desta segunda-feira, 17 de julho, o salvamento 1 desobstruiu uma árvore caída em via pública, na Avenida Pontes Vieira, que interditou a via no sentido Dionísio Torres-Centro. Em pouco mais de 30 minutos se cortou a árvore Paubrasilia echinata, vulgo Pau-Brasil. Não houve vítima ou danos patrimoniais.

Por fim, atuaram na ocorrência, o tenente Theophilo, soldado Renato, soldado Vieira e soldado Olívio.

corte de árvore na Avenida Pontes Vieira

Prevenção

Primeiramente, buracos no caule, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas, raízes expostas e condições de solo desfavoráveis são alguns dos fatores de risco para a queda de árvores. Além disso, o período chuvoso, associado aos ventos fortes, aumenta esse risco, pois as folhas e as copas das árvores tendem a acumular água, deixando as árvores mais pesadas e mais propensas a serem desestabilizadas.

Bem como, podas realizadas sem acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso dos galhos, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.

De acordo com o tenente Teophilo, “árvores precisam de manutenção, por meio do corte e poda. Não adianta plantar uma árvore e não dar a ela os cuidados necessários para ela se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”.

A poda, para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).

Em resumo, este serviço é solicitado à Secretaria Regional do bairro. Mas, quando há risco iminente de acidente, o corte é uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros. A corporação ressalta que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.