Corpo de Bombeiros resgata irmãos no serrote Quinamuiú

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata dois irmãos no serrote Quinamuiú

3ª Companhia do 3º Batalhão resgata irmãos no serrote Quinamuiú, em Tauá

Corpo de Bombeiros resgata dois irmãos no serrote Quinamuiú, em Tauá. Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

A princípio, os bombeiros militar de Tauá resgatam um casal de irmãos de 35 e 51 anos de idade no serrote Quinamuiú.

De acordo com o subtenente Paulo César, “os irmãos fizeram uma caminhada até o topo do serrote, mas não conseguiram descer por conta própria e ligaram para o número 193”, informou o comandante do socorro. Ainda assim, um dos irmãos reside em Tauá e o outro é turista de Goiás.

Contudo informaram que passaram horas até conseguirem acionar o Corpo de Bombeiros, pois o local não dava sinal de área no celular. Do mesmo modo, pelo celular, os irmãos receberam orientações de como proceder, de modo a acalmar os mesmos e que permanecessem no local até a chegada do resgate.

Além disso, o local é de difícil acesso, com muitos penhascos e terreno irregular com trilhas inclinadas, com terreno íngreme sem pontos de apoio, pedras soltas e muitos obstáculos ao redor.

Por fim, atuaram no resgate o subtenente Paulo César, o cabo Rodrigues, o soldado Mickson e soldado Sousa e soldado Lima Silva.

3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar – Quartel de Tauá.

O resgate

Primeiramente, o acionamento ocorreu por volta das 6h40 da manhã deste domingo, 16 de julho, sendo concluído com sucesso por volta das 11h27.

Nesse sentido, os irmãos receberam capacetes e um cinto paraquedista e receberam a descida por cabo guia mas lenta mas com maior segurança. Assim, apesar do susto, os irmãos nada sofreram.

O serrote Quinamuiú

Um dos maiores e mais imponentes pontos turísticos da cidade de Tauá, o Parque Ecológico do Quinamuiú. O Serrote Quinamuiú, se localiza as margens do Rio Trici e foi eternizado no hino do Município de Tauá. O Serrote, que é um arranjo de poético para os apaixonados por fotografia e aventura.

Localizado a aproximadamente 3,5 km da sede de Tauá tendo o seu acesso pela BR-020. Bem como, o serrote Quinamuiú é uma formação geológica situada à Oeste da sede do município de Tauá.

Em síntese, no dialeto indígena significa “serra perto da água”, também local de visitação turística. Seu ponto mais alto tem altitude aproximada de 500 m. Um dos mais belos serrotes do Estado do Ceará.

Prevenção

Contudo, o resgate do casal foi um sucesso, mas também serviu como um lembrete dos perigos de fazer caminhada em áreas remotas.

Primeiramente, é importante estar preparado para qualquer eventualidade ao fazer caminhada, e sempre levar um kit de primeiros socorros, água e comida. É também importante informar alguém de sua rota e horário previsto de chegada.

Aqui estão algumas dicas para fazer caminhada com segurança: Informe alguém de sua rota e horário previsto de chegada. Leve um kit de primeiros socorros, água e comida. Esteja ciente do clima e das condições da trilha. Use roupas e calçados adequados. Caminhe com um grupo. E, se prepare de modo físico e mental para os desafios que vai precisar superar para cumprir com sucesso sua aventura.