Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Vila Manoel Sátiro

30 de junho de 2023 - 09:34 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Vila Manoel Sátiro

5ª Companhia do 1º Batalhão apagou incêndio de residência na Vila Manoel Sátiro

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Vila Manoel Sátiro, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Primeiramente, o incêndio de residência na Rua Dom Xisto Albano, na Vila Manoel Sátiro, foi apagado pela 5ª Companhia do 1º Batalhão do Conjunto Ceará.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares por volta das 10h35 da manhã desta quinta-feira (29).

O combate e os danos 

De acordo com o tenente Robson, “o incêndio se concentrava apenas em um cômodo localizado no pavimento superior do duplex”, informou o comandante do socorro.

Como também, “utilizando duas mangueiras de 1 1/2″ e 600 litros de água, conseguimos debelar as chamas que consumiam o local. Iniciamos o rescaldo, onde pudemos identificar que no quarto onde iniciaram-se as chamas, foram danificados os seguintes móveis, pertences pessoais e estruturas de alvenaria”, concluiu o tenente.

Assim como, o cômodo vizinho, por conta da fuligem e a temperatura elevada, ocasionaram os seguintes danos: paredes e teto danificados, uma TV de 32″ e seu rack, além de medicamentos diversos.

Por fim, atuaram na ocorrência, o 1º tenente Robson, 3°sargento Oliveira, o 3º sargento Daniel Lima, o 3° sargento Nelson e soldado Fonseca.

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Vila Manoel Sátiro

O rescaldo

Em síntese, após uma análise superficial da estrutura física do imóvel, tanto no térreo como no segundo pavimento, não foram observadas rachaduras ou ruptura relevantes que pudessem comprometer ou que levasse a estrutura a colapso, entretanto, o proprietário foi devidamente orientado a contratar um profissional da área (engenheiro) para uma análise detalhada.

A causa

Em resumo, através de relatos dos moradores, corroborados pelo que encontramos apresentados no cenário da ocorrência, presume-se que o incêndio possivelmente iniciou-se através de um ventilador, ou outro objeto conectado a energia, pois no quarto, foi possível identificar várias tomadas de equipamentos conectadas a energia elétrica, mas somente a perícia teria competência para identificar as causas. Ou seja, supostamente uma sobrecarga de eletricidade.

Sobrecarga de energia

Uma sobrecarga elétrica é o excesso de carga em um circuito, ou seja, é quando o circuito excede a sua carga nominal. Uma das causas mais frequentes para a sobrecarga é a ligação de muitos aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos em um mesmo circuito de tomadas. Quando isso acontece, o disjuntor dispara, visto que a sua função é a de proteger a instalação elétrica e o utilizador.

Reconhecimento

Vale ressaltar, que foi de fundamental importância para o resguardo do bem maior juridicamente tutelado (vida) das pessoas presentes na residência, a iniciativa apresentada pela composição da viatura PM de prefixo 6351, comandada pelo subtenente PM Elitom da Silva Lima, tendo como motorista e patrulheiro o 1°sargento PM Masilio Idario dos Santos e o soldado PM Fernando Moisés Santos Júnior, todos do 6°BPM.

Em resumo, os policiais militares não mediram esforços ao perceberem a presença de idosos no interior do imóvel, adentrando mesmo sem a técnica e/ou equipamentos adequados para a ocasião e fazendo a retirada de todos, o que demonstra um ato de abnegação e coragem, senso de profissionalismo desses agentes de segurança, engrandecem sobretudo o nome da Corporação, servem de modelo aos demais integrantes da PMCE, elevam a credibilidade da Instituição junto à sociedade e a autoestima da tropa.

Vidas alheias e riquezas salvar!