Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Barra do Ceará

19 de junho de 2023 - 22:46 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Barra do Ceará

1º Socorro da 1ª Companhia do 1º Batalhão apaga incêndio de residência na Barra do Ceará

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Barra do Ceará, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8).

A princípio, o 1º socorro apagou o incêndio de uma residência unifamiliar localizada na rua Moacir, na Barra do Ceará. Não havia ninguém em casa e não houve vítima.

De acordo com o 1º tenente Leandro Pires, “para o combate e o rescaldo utilizamos cerca de 3 mil litros de água”, informou o comandante do socorro.

Ainda assim, “armamos uma linha com mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas com pressão de 100 libras da ABTS 03”, esclareceu a estratégia o tenente.

Contudo, “com equipamento de proteção individual e equipamento de proteção respiratória autônoma os bombeiros usaram a técnica de combate ofensivo e após o controle total das chamas e rescaldo, fizemos o resfriamento do ambiente e dispersão dos gases através do uso do ventilador portátil com pressão positiva”, enfatizou.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares por volta de 19h10 da noite desta segunda-feira (19).

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Barra do Ceará

O capitão Loreto, coordenador de operações compareceu no local com o ventilador tático operacional.

Do reexame da cena

Nesse sentido, “após realizarmos a vistoria no cômodo sinistrado, constatamos que não haviam mais riscos de uma reignição, orientamos a moradora, informamos a CIOPS a finalização dos trabalhos e em seguida retornamos ao Bravo I”, relatou o comandante do socorro.

Dos danos

Em síntese, as chamas atingiram um fogão, uma geladeira, alguns armários da cozinha, um micro-ondas, um forno elétrico, uma lava louças, objetos de uso domésticos de cozinha em geral e o teto da cozinha e da sala romperam com a temperatura.

Dois botijões de gás de cozinha foram retirados do local ilesos e não apresentavam vazamento.

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Barra do Ceará

O Balanço dos primeiros quatro meses de 2023

A princípio, o Corpo de Bombeiros apagou 410 incêndios em residências nos quatro primeiros meses do ano. O números é maior que 2022 e 2021, quando apagamos 354 e 191 incêndios respectivamente.

Em síntese, em 2022 o CBMCE apagou 1.184 incêndios em residências, número superior a 2021 e 2020, quando apagamos 1020 e 1040, respectivamente.

Manutenção e cuidados

Nesse sentido, orientamos a população a realização de manutenção da instalação elétrica pelo menos uma vez a cada cinco anos.

Assim como, evitar ligar vários aparelhos no mesmo ponto da tomada. Como também, nunca carregar celular apoiado em sofá, cama, colchão ou travesseiros.

Ainda assim, é importante, ainda, retirar o celular da tomada após a carga completa. Em suma, ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha e todos os equipamentos elétricos.

Por fim, a cada cinco anos de uso, se recomenda a troca do registro e da mangueira do gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes.

Vidas alheias e riquezas salvar!