Corpo de Bombeiros contribui na construção de políticas públicas direcionadas à pessoa idosa

13 de junho de 2023 - 07:44 # #

Texto: Ascom Secretaria dos Direitos Humanos | Fotos: ASCOM CBMCE - Albert Torres

Corpo de Bombeiros contribui na construção de políticas públicas direcionadas à pessoa idosa

Direitos Humanos é também sobre garantir um envelhecimento ativo e saudável!

Na manhã de hoje (12), no auditório da UNIPACE, cerca de 420 pessoas contribuíram ativamente na construção de políticas públicas direcionadas à pessoa idosa.

Divididos em grupos temáticos, os participantes deram sugestões que devem se transformar em propostas a serem incorporadas no Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 do Governo do Ceará.

A atividade integra a programação do Junho Violeta e aconteceu em parceria com o Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, e com o Conselho Estadual do Idoso – CEDI – CEARÁ.

Fotos: ASCOM CBMCE – Albert Torres | Link das fotografias 

O Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS)

A princípio, o PSBS nasceu em 2003, como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Como também, a finalidade planejada almejava alcançar a melhor idade, por meio de atividades físicas que proporcionassem a integração social e o bem-estar coletivo.

Ainda assim, com o objetivo de realizarmos campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestarmos esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes domésticos.

Todavia, durante a pandemia da Covid-19, o projeto passou a ser transmitido por meio de lives no canal do Youtube do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e também ao vivo pela TV Ceará.

Reconhecimento

Em síntese, em 2019, o governador Camilo Santana sanciona a Lei que tornou esta iniciativa Política de Estado.

Por fim, o PSBS iniciou em Fortaleza, mas, com o passar do tempo, se expandiu. Atualmente se realiza em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 27.100 mil pessoas, com 411 núcleos distribuídos em 33 municípios, cadastradas junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

Vidas alheias e riquezas salvar!