Aesp inicia primeira turma do Curso de Ações de Defesa Civil

12 de junho de 2023 - 18:41 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (12), a primeira turma do Curso de Ações de Defesa Civil, para 25 bombeiros militares do Estado do Ceará.

O treinamento, de 80 horas/aulas, visa capacitar seus participantes para exercerem no âmbito da corporação, as funções de agentes de proteção e defesa civil, conforme atribuições da lei 12.608/2012 e decreto estadual 34.595/2022, bem como, o conhecimento para uso do sistema integrado de informações sobre desastre para gerenciamento de risco e desastres.

A aula inaugural aconteceu no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública e foi ministrada pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), professor doutor Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, que destacou a importância da articulação da Defesa Civil com outros Órgãos na gestão de desastres. “Estamos colocando alguns pontos para reflexão, no que diz respeito à questão de gestão de desastres. Como é que podemos melhorar o nosso sistema de resposta? Além de discutir o uso da informação de tempo, clima e informações parciais para preparação das ações da Defesa Civil na gestão de desastres”, pontuou o palestrante.

O evento contou com as presenças do diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE), coronel José Cláudio Barreto de Sousa; da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp/CE, DPC Kamilly Campos; do coordenador de ensino e instrução da Aesp/CE, DPC Edinaldo do Vale Cavalcante e do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), tenente-coronel Haroldo Gondim.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula destacou a relevância da requalificação e capacitação dos bombeiros, especialmente diante das preocupações com as chuvas, o vento e os incêndios. “É muito importante passarem por esse berço do ensino que é a Academia Estadual de Segurança Pública, sobretudo com um curso desses, de duas semanas, de 80 horas/aula. Estamos agora numa adequação das chuvas, e graças a Deus os senhores conseguiram dar o suporte que as pessoas precisavam. Todas essas preocupações não deixam de necessitar a qualificação, a habilitação, de vocês que são bombeiros experientes. Nunca é tarde demais para aprender, quando estamos sentados na sala, a gente aprende e quando estamos ensinando, aprendemos também.”, finaliza De Paula.

A capacitação, que segue até o dia 23 de junho, conta em seu conteúdo programático com disciplinas teóricas e práticas de defesa civil e legislação aplicada; meteorologia e monitoramento aplicados à proteção e defesa civil; geociência do ceará – aspectos geológicos e relevo; plano de contingência-plancon; prática de inspeção em barragens; sistema integrado de informação sobre desastre (S2ID); segurança de barragens; introdução ao sistema de comando de incidentes, entre outros assuntos que irão contribuir na capacitação dos agentes de proteção e defesa civil.