Corpo de Bombeiros resgata filhote de ovelha de ataque de abelhas em Canindé

3 de junho de 2023 - 15:08 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata filhote de ovelha de ataque de abelhas em Canindé

6ª Companhia do 3º Batalhão resgata filhote de ovelha de ataque de abelhas em Canindé

Corpo de Bombeiros resgata filhote de ovelha de ataque de abelhas em Canindé, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

Em primeiro lugar, os bombeiros militares resgataram um filhote de ovelha, que se encontrava sob ataque de abelhas. Ainda assim, o resgate ocorreu no final da manhã deste sábado, 3 de junho de 2023, por volta das 11 horas. Como também, populares solicitaram ajuda por meio do número 193. Imediatamente, os bombeiros seguiram até a localidade de Madeira Cortada, zona rural de Canindé.

De acordo com o proprietário da residência, “o enxame estava localizado em uma árvore em seu quintal, alguns favos se desprenderam da colmeia vindo a cair no solo e por esse motivo as abelhas estavam atacando as pessoas e os animais da propriedade”, informou o Senhor Janiel.

O resgate

De acordo com o subtenente Francisco da Silva Viana, “resgatamos o filhote de ovelha com a utilização de uma roupa de proteção contra ataque de abelhas”, informou o comandante do socorro.

Nesse sentido, “entregamos com vida a ovelha aos seus tutores”, informou o subtenente.

Em síntese, o local se encontra isolado, onde os residentes, por conta do ataque das abelhas, abandonaram o local.

Contudo, a guarnição planejou a captura destas abelhas no período noturno.

Por fim, atuaram no resgate: subtenente Viana, subtenente A. Marcos, cabo Diego Almeida, soldado Darlan e soldado Átila, na viatura Auto Salvamento 37.

Prevenção

Todas as vezes que você vê um animal silvestre, sempre se deve manter distância. E, nunca procurar capturá-los, pois se estes se sentirem acuados e/ou ameaçados poderão atacar, ocasionando um problema ainda maior.

A princípio, as abelhas geralmente não atacam sem motivo. Elas são animais bastante pacíficos e não costumam atacar os humanos ou outros animais a menos que se sintam ameaçadas ou percebam que seu ninho ou colmeia está em perigo. Quando as abelhas sentem que sua colmeia ou ninho está sendo ameaçado, elas liberam um feromônio de alarme que sinaliza a outras abelhas para se defenderem.

Mas por que as abelhas atacam?
Como proceder em caso de ataque de abelhas

Balanço de resgates 2023

Nesse sentido, em 2023 o Corpo de Bombeiros resgatou 4.991 animais, entre janeiro e maio deste ano. Ou seja, os resgates dos cinco primeiros meses do ano representam um aumento de 13%, quando se compara com o mesmo período, em 2022, quando 4.421 animais foram resgatados.

Em síntese, nos cinco primeiros meses do ano, cobras, felinos e cães foram alguns dos animais que receberam atendimento do Corpo de Bombeiros.

Por fim, caso precise do Corpo de Bombeiros, basta ligar 193, que funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.